quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CINTURÃO DIGITAL

105 municípios são beneficiados no CE

30.10.2014

Todas as cidades com mais de 50 mil pessoas são atendidas pelo sistema, que leva internet ao Interior

d
Scanners que monitoram mercadorias trazidas por caminhões que entram no Ceará são acompanhadas em Fortaleza por meio do Cinturão Digital
A Capital cearense é privilegiada geograficamente pelo fato de concentrar todos os cabos submarinos de fibra ótica que partem ou chegam da Europa e da América do Norte. Por este motivo, tem potencial de transmissão de dados maior do que a cidade de São Paulo, por exemplo, o que representa alta capacidade na distribuição de internet. Entretanto, até alguns anos atrás, a tecnologia disponível era pouco aproveitada.

A realidade começou a mudar a partir da instalação do Cinturão Digital do Ceará (CDC), sistema de infraestrutura em rede implantado pelo governo do Estado, capaz de levar internet a municípios do Interior, que antes tinham custos altíssimos para ter acesso a web. Hoje, todas as cidades do Ceará com mais de 50 mil habitantes contam com o recurso, além de outras de menor porte, totalizando 105 prefeituras beneficiadas. Ao todo, 1,6 milhão de pessoas fazem proveito do sistema, seja utilizando-o em casa ou em órgãos públicos.

O Ceará é pioneiro na iniciativa de distribuir internet aos municípios desta forma. “Outros estados estão implantando agora, depois de virem aqui olhar como funciona. Há modelos muito parecidos com o nosso, hoje, no Pará, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, na Paraíba e no Piauí”, ressalta o presidente da Empresa de tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho. O gestor cita, inclusive, que os Estados Unidos também estão instalando tecnologia semelhante, utilizando financiamento público, o que é incomum para aquele País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário