FREQUÊNCIA DE 700MHZ
Governo arrecada 36% menos que o esperado com 4G
01.10.2014
Valor obtido com lances da Claro, TIM, Vivo e Algar chegou a R$ 5,8 bilhões, e Anatel esperava R$ 7,7 bilhões
Brasília/São Paulo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conseguiu vender apenas quatro dos seis lotes oferecidos para expansão da internet 4G no Brasil. Com isso, a arrecadação do governo é de R$ 4,9 bilhões, 36,3% a menos do que o esperado. Inicialmente, o governo estimava que todos os seis grandes lotes oferecidos seriam arrematados pelo lance mínimo. Assim, a arrecadação alcançaria a marca de R$ 7,7 bilhões, o que reforçaria os cofres públicos e o resultados das contas federais no fim do ano.
No entanto, houve apenas quatro empresas interessadas: Claro, TIM, Vivo e Algar. Ficaram de fora do certame, a Oi, Nextel e Sercomtel. Além dessas empresas, que sequer se cadastraram para a disputa, foi frustrada também a expectativa de que viessem concorrentes estrangeiros sem atuação no País, ainda.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que o leilão foi um sucesso. "Estamos em momento de turbulência e apareceram quatro empresas no leilão", afirmou, citando a queda da bolsa nos últimos dois dias. "Acho que o leilão num momento como esse foi um sucesso, ao contrário do que vimos na mídia. Isso demonstra a confiança dos investidores no Brasil", declarou Paulo Bernardo.
O pregão, realizado na manhã de ontem, terminou sem lances além dos iniciais, deixados nos envelopes de propostas das empresas.
Diferença
Ao final do processo, o governo conseguiu R$ 5,8 bilhões das empresas pela venda da infraestrutura, sendo: R$ 1,947 bilhão pelo lance da Claro; R$ 1,947 bilhão no lance da TIM; R$ 1,927 bilhão oferecido pela Vivo e R$ 29,567 milhões da empresa Algar. Entretanto, desse total, o governo teve de descontar, de sua própria arrecadação, R$ 900 milhões. A medida foi tomada já que dois lotes ficaram vazios. Chegando assim aos R$ 4,9 bilhões de arrecadação.
O valor abatido faz parte de um procedimento obrigatório, já que, segundo o edital, todas as empresas vencedoras devem se comprometer a pagar pela limpeza da faixa, nome dado ao procedimento que terá de ser adotado para evitar interferências entre canais de TV e o sinal da internet. Esse compromisso estava avaliado em R$ 3,6 bilhões, previsto para ser rateado entre todas as teles vencedoras.
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