FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
'Problema econômico é mais fácil de resolver'
30.09.2014
Ex-presidente defende mudanças imediatas 'porque o estoque do que foi feito no passado está se esgotando'
Em palestra realizada ontem, em Fortaleza, o ex-presidente do Brasil e sociólogo Fernando Henrique Cardoso (FHC) disse que o País passa por uma grave crise política e dificuldade econômica, sendo este último problema, na opinião dele, mais fácil de ser resolvido. "É preciso mudar isso urgentemente, porque o estoque do que foi feito no passado está se esgotando", afirmou, durante a terceira edição do fórum de ideias "Brasil em Debate".
O evento, promovido pela Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon-CE), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), foi realizado no La Maison Coliseu, no bairro Dunas, e reuniu cerca de 1.200 pessoas.
Para FHC, o atual governo está perdendo o controle das políticas econômicas, da estabilidade que começou com a implementação do Plano Real, em 1994. Embora reconheça que a Nação não sofre atualmente com um surto inflacionário, como ocorreu no passado, o ex-presidente ressalta que existe no País "uma inflação crônica, em nível elevado".
Isso porque, neste ano, a expectativa é de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá atingir ou até superar 6,5%, o teto da meta estimada para 2014.
"A produtividade do Brasil caiu, não em função da incapacidade das empresas, mas por conta de fatores como a burocracia, os impostos e a falta de infraestrutura", diz, destacando que o Brasil deixou de ser competitivo na produção de bens manufaturados para focar no mercado de produtos primários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário