quarta-feira, 4 de junho de 2014

MUNDIAL DE FUTEBOL

Copa deve aumentar fluxos nos aeroportos do Interior

04.06.2014

O aumento de turistas no Estado para os jogos do Mundial deve repercutir nos roteiros do Litoral e Interior

aeroporto de jeri
Aeroporto de Jericoacoara deve receber voos pontuais para a Copa
FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES
aeroporto de aracati
Em Aracati, a regulamentação da Anac saiu no último dia 28 para operação de voos comerciais. Pode ser uma alternativa à chegada em Fortaleza
Sobral. Com a proximidade da Copa, os aeroportos do Interior do Estado começam a operar recebendo voos comerciais ou pontuais, como é o caso do Aeroporto Internacional de Jericoacoara, que mesmo sem estar pronto, já está recendo aeronaves fretadas. O aeroporto de Aracati já pode receber voos comerciais. E o de Juazeiro prevê aumento do fluxo de passageiros neste período, em função dos jogos.
Localizado no município de Cruz, o Aeroporto Internacional de Jericoacoara fica cerca de 25km da localidade a fim de preservar o Parque Nacional das Dunas, que cerca o vilarejo. Capaz de receber até 1,2 mil voos por ano, o aeroporto vai servir também no escoamento da produção agrícola das regiões Norte e da Ibiapaba, principalmente na exportação de flores e frutas para a Europa.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo, os investimentos no local são de aproximadamente R$ 56 milhões, oriundos do programa Proinvest, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os voos que estão sendo recebidos são apenas fretados, não havendo linhas comerciais. A medida é uma das ações para desafogar o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
As obras na pista de pouso e os serviços complementares, tais como instalação de equipamentos de balizamento noturno e a sinalização diurna, por exemplo, foram concluídas em setembro. A pista permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300. O equipamento ainda não foi inaugurado, diferente do Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, que há um ano esperava regulamentação para início de operações. A regulamentação saiu no último dia 28, em caráter provisório, pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), para operação de voos comerciais. Nos últimos meses, a pista recebeu frisagem, para aumentar o atrito durante voos e decolagens, a última exigência da Anac para liberar o uso comercial do equipamento. Após o recebimento da regulamentação, é grande a expectativa de gestores e empresários do setor do turismo no município. O equipamento vem sendo visto como uma alternativa para diminuir os problemas de espera que as aeronaves têm encontrado para desembarcar passageiros no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, já que a distância entre os dois aeroportos é de cerca de 150 km, via CE-040.
De acordo com o presidente da Cooptema Fretamento e Turismo, Romildo Nascimento, que realiza o translado de turistas do aeroporto em Fortaleza para Canoa Quebrada, em Aracati, já é grande a reclamação dos passageiros com relação à fila de espera pelo desembarque. "Semana passada eu fui buscar um grupo de alemães que vinham para Canoa Quebrada, mas eles reclamavam muito porque tiveram que esperar com a aeronave na pista cerca de 40 minutos para desembarcar", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário