PARA RECUPERAR CAIXA
Cagece dá descontos de 10% a 50% para consumidores inadimplentes
22.05.2014
Mais de 90 mil clientes têm perfil para participar da campanha, que acontece desde novembro de 2013
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deixa de faturar cerca de R$ 62 milhões por ano, devido à inadimplência de clientes, realidade que gera insegurança à empresa e coloca novos investimentos, sobretudo os de longo prazo, em segundo plano. Para recuperar parte das contas a receber - que giram em torno de R$ 150 milhões - e garantir mais dinheiro em caixa, a companhia está facilitando a negociação com os devedores, da Capital e do Interior.
Trata-se da campanha "Sua Entrada, Seu Desconto". Até o próximo dia 31 de julho, os clientes com ligação de água cortada ou suspensa há, no mínimo, seis meses, e dívida de até R$ 5 mil podem negociar com a Cagece.
Mais de 90 mil clientes têm perfil para participar da campanha, que acontece desde novembro do ano passado, mas apenas 6,4 mil aderiram à iniciativa, totalizando um valor negociado de R$ 5,73 milhões. Até o fim da ação, a Cagece espera contemplar mais 47,5 mil pessoas.
Clientes residenciais, comerciais ou industriais, pessoas físicas e jurídicas podem se beneficiar. A negociação da dívida, porém, está condicionada à solicitação de ligação ou religação de água, bem como à permanência do cliente como ativo por um período mínimo de um ano.
Como participar
Para participar, os interessados precisam procurar as lojas de atendimento ou os núcleos da Cagece. Os principais benefícios da campanha são: perdão de multas e juros; dispensa da multa por ligações clandestinas, os chamados "gatos", válida apenas para a primeira infração; o parcelamento do débito em até 24 vezes sem juros; e a substituição do hidrômetro (instrumento que mede o consumo de água) gratuitamente, caso a troca seja necessária. "É uma oportunidade para que milhares de cearenses, principalmente aqueles com menor poder aquisitivo, voltem a ter o serviço de água e esgoto. Por outro lado, também é uma possibilidade para a empresa gerar mais receita", afirma o presidente da Cagece, André Facó.
Inadimplência mensal
Em relação à inadimplência mensal no Estado, o gestor informa que, em média, 15% dos clientes não pagam as faturas dentro do prazo de vencimento. Questionado se a Cagece emite faturas com base na média mensal de consumo, Facó disse que essa prática não existe, pois todas as contas são baseadas nas informações dos hidrômetros. "O aparelho é a garantia de uma cobrança justa", afirma.
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