sábado, 31 de maio de 2014

"GRAPHIC NOVEL"

Escritor de Sobral faz roteiro para quadrinhos

31.05.2014

Obra apresenta proposta diferente, ao tratar tema científico por meio de questões sociais cotidianas

Image-0-Artigo-1625184-1
Com uma proposta diferente, o roteirista sobralense Zé Wellington, criou um enredo que mistura super-heróis e favela para trabalhar a Teoria do Caos. O lançamento aconteceu no Dia do Orgulho Nerd
FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES
Sobral Já está disponível neste município a "graphic novel" "Quem Matou João Ninguém?", escrita pelo roteirista sobralense Zé Wellington, em parceria com o desenhista Wagner Nogueira e ilustradores Wagner de Souza, Cloves Rodrigues, Ed Silva, Alex Lei e Rob Lean. O lançamento foi realizado no Dia do Orgulho Nerd, na Livraria Nobel, filial neste município.
Com uma proposta diferente, o quadrinho usa super-heróis e favela para trabalhar a Teoria do Caos. A história se passa no Brasil, numa favela fictícia, o Morro de Santa Edvirges. Segundo Wellington, a favela tem um pouco de cada favela do Brasil. "Cada um dos ilustradores são de outra região, um de São Paulo, outro de Brasília, e cada um deu um pouco das características das favelas dessa região para o Morro de Santa Edivirges".
E, como em qualquer favela, em meio a todos os problemas sociais, existem pessoas que tentam tocar suas vidas da melhor maneira possível. Entre elas, os garotos João, Roberto, Sandro e Nina. "Eles são grandes amigos de infância que tomaram rumos diferentes. Cresceram cercados pelo tráfico de drogas até que um violento assassinato desencadeia uma sequência de eventos que pode alterar a vida de toda a comunidade. E tudo pode mudar ainda mais, para o bem ou para o mal, quando entra em cena o Sujeito-Homem, um vigilante aprendendo que as regras do heroísmo no Brasil podem ser bem diferentes do que ele estava acostumado a ler nas histórias em quadrinhos", explica ele.
A "graphic novel" tem 120 paginas, em preto e branco, e capa colorida. O projeto foi apoiado pelo governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, que foi um ponto fundamental, de acordo com o autor, para o lançamento da edição única. "O projeto existe, de fato, há quase dez anos, quando eu conheci o Wagner. O primeiro roteiro que apresentei foi rejeitado por ele, que é um grande ilustrador, e ficamos maturando a ideia durante esses anos, até que aproximadamente um ano atrás saiu o edital e ganhamos", lembra o escritor.
Prazos
O maior desafio, para ele, foi o trabalho com os prazos. "Quando o edital começou a decorrer, só tínhamos um ano para finalizar o projeto, que já vinha sendo maturado há quase dez, e por conta disso, tínhamos diversos outros compromissos", explicou. Já a sensação quando viu o trabalho impresso, foi indescritível. "Foi o filho mais demorado que eu já vi", brinca.
Zé Wellington é roteirista e criador de Interludio, indicado ao 22° Troféu HQMIX como melhor edição única de 2009. Participou de diversos fanzines, revistas independentes e antologias, como Quadrix Comics, Quadrinhos em História, Imaginários em Quadrinhos v. 1 e outras.
Atualmente, ele trabalha no Faroeste Steampunk Steam Ladies e edita o site Cultura de Quadrinhos, onde publica a webcomic NovaHope, marcada para lançamento no final do ano. "A expectativa desse novo trabalho é de lançamento em novembro".
Já Wagner Nogueira tem trabalhos publicados no Brasil e no exterior como desenhista, entre eles os dois volumes iniciais da série N´ROLL, da editora Roadie Crew. Tem vasta experiência como ilustrador, contribuindo em estampas de sites como Threadless, Design By Humans e Camiseteria. O lançamento na cidade ocorreu com uma tarde de autógrafos na Livraria Nobel Sobral, no último dia 25, e fez parte da programação oficial de comemoração ao Dia do Orgulho Nerd. Segundo a proprietária e empresária no ramo editorial, Cynthia Kenia Ponte, ao saber do lançamento, fez questão de apoiar a iniciativa.
"É muito importante prestigiarmos talentos como o do Wellington, tradicionais da terra, e assim estimular novos talentos sobralenses", diz ela.
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora

Nenhum comentário:

Postar um comentário