MAIS ATRASOS
Entrega do 'puxadinho' no aeroporto é adiada
29.04.2014
Às vésperas da Copa do Mundo, a Infraero agora aponta para maio o prazo de conclusão da estrutura provisória
Mais conhecido como "puxadinho", o terminal remoto temporário que está sendo erguido no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, por conta do atraso das obras de ampliação do terminal de passageiros, não ficará pronto neste mês, como havia anunciado a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Às vésperas da Copa do Mundo, a estatal estendeu para maio o prazo de conclusão da estrutura provisória, que começou a ser construída no início de abril, só não precisou o dia. A Infraero também não divulgou o motivo pelo qual a entrega do terminal foi adiada, mas, segundo informações não oficiais repassadas à reportagem, o cronograma teve de ser reorganizado por causa das últimas chuvas na Capital.
Questionada sobre o percentual de execução dos serviços do "puxadinho", a administradora do aeroporto informou apenas que "as obras do terminal remoto temporário estão dentro do cronograma e serão finalizadas em maio". Vale destacar que, na Capital cearense, o primeiro jogo da Copa do Mundo - entre Uruguai e Costa Rica - será realizado no dia 14 de junho.
Capacidade
De acordo com a estatal, o equipamento ficará disponível por 90 dias. Assim, a Infraero espera elevar a capacidade do Pinto Martins para 6,9 milhões de passageiros/ano, atendendo à demanda prevista para 2014 (6,8 milhões de pessoas) e, consequentemente, o fluxo turístico durante o evento esportivo.
Atualmente, o aeroporto de Fortaleza conta com três ônibus e dois micro-ônibus da Infraero para transportar passageiros até as aeronaves, quando não há pontes de embarque e desembarque disponíveis. No Mundial, a frota ganhará mais dois ônibus.
Estrutura
A estrutura provisória, que está sendo montada pela empresa Stand Show, terá 1,2 mil m², e ficará localizada ao lado do terminal de cargas, em frente ao novo pátio de aeronaves. Com capacidade para 400 mil passageiros, o equipamento terá sistema de ar condicionado, quatro portões de embarque, sanitários (inclusive para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida), cafeteria, revistaria, assentos e monitores do Sistema Informativo de Voos.
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