sexta-feira, 25 de abril de 2014

APLICAÇÃO EM DEBATE

Lei de Resíduos Sólidos: prefeitos farão planos

25.04.2014

Municípios que não criarem planos de tratamento dos resíduos estarão proibidos de receber verbas federais

lixo
Pontos da Política de Resíduos Sólidos (PNRS) têm como meta ajudar o País a atingir o índice de 20% de reciclagem de resíduos em 2015
FOTO: WALESKA SANTIAGO
Com o intuito de auxiliar os prefeitos cearenses na elaboração dos planos de tratamento de resíduos sólidos de cada município e alertar os gestores sobre os riscos de não estarem alinhados às determinações federais relacionadas ao lixo, a Prática Eventos, o Instituto para o Desenvolvimento de Consórcio (IDC) e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) realizarão, na próxima segunda-feira (28), o Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento, marcado para acontecer na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vai reunir especialistas nacionais e internacionais para discutir a aplicação da lei nacional de resíduos sólidos.
"A política nacional de resíduos estabelece que os municípios que não criarem os próprios planos de tratamento estarão proibidos de receber recursos federais, e a maioria dos prefeitos ainda não desenvolveu isso, é o momento de alertarmos eles", explica a diretora geral da Prática Eventos e coordenadora do seminário, Enid Câmara.
Entre os convidados para as palestras está um dos relatores da lei, que deve apresentar detalhes do texto aos gestores. O evento deve receber, ainda, empresários ligados à área de tratamento de resíduos para apresentar soluções tecnológicas para a instalação de lixões e usinas de lixo no Estado.
O exemplo do município de Piquet Carneiro, no sertão cearense, será apresentado na palestra, por ser um dos que já está adotando a metodologia de consórcio, modelo pioneiro criado pelo Ceará. "Nesse esquema, dois ou mais municípios se unem para fazer um mesmo´ projeto de tratamento de resíduos", explica Enid.
A coordenadora do evento adiantou que, durante o encontro, a Prefeitura de Fortaleza vai apresentar o plano elaborado para tratar os resíduos do Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário