quinta-feira, 27 de março de 2014

Vaticano

Papa Francisco recebe Obama

Folhapress | 11h07 | 27.03.2014

Este foi o primeiro encontro privado entre os dois líderes desde a eleição do pontífice há um ano



papa-obama
Obama disse que estava "muito agradecido" pela disposição do papa a recebê-lo no Vaticano
FOTO: Reuters
O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (27) no palácio apostólico o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no primeiro encontro privado entre os dois líderes desde a eleição do pontífice há um ano. "Sou um grande admirador", disse Obama, em inglês, ao papa no início do encontro.
O primeiro papa da América recebeu de pé, na entrada de sua biblioteca privada e com uma certa formalidade, o presidente americano, que sorria e parecia emocionado ao encontrar Francisco. "Welcome, mister president" (Bem-vindo, senhor presidente), disse o papa em inglês, idioma que não costuma falar.
Em seguida, dois tradutores, um religioso e uma mulher com uma pequena manta, entraram para participar no encontro, que aconteceu no escritório papal, com os dois sentados um de frente para o outro.
Em sua primeira visita ao Vaticano, Obama foi recebido no pátio de São Damásio, onde era esperado pelo prefeito da casa pontifícia, o bispo Georg Gänswein, também secretário de Bento 16, o papa emérito que renunciou ao cargo em 2013.
Líderes trocam presentes
O papa ofereceu a Obama dois medalhões e uma cópia da de sua exortação apostólica "A alegria do Evangelho" na qual ele denuncia o sistema econômico global que exclui os pobres. "Vou ler isso quando estiver no Salão Oval, quando estiver frustrado e estou certo que isso me dara força e me acalmará", disse Obama. "Eu espero [que o faça]", respondeu o papa.
Já Obama presenteou o papa com uma caixa com sementes de frutas e vegetais do jardim da Casa Branca dizendo que ouviu falar que o papa abriria os jardins da residencia de verão ao público. Na caixa estava gravada a data do encontro e foi feita sob medida em couro e madeira recuperada da basílica de Baltimore uma das mais antigas catedrais católicas nos EUA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário