PARQUE NACIONAL
Ubajara aposta em gestão com empresas
14.03.2014
A unidade ambiental já tem gerenciamento com controle na entrada e cobrança de taxas para trilhas e bondinho
Ubajara O Parque Nacional de Ubajara, um dos mais antigos do País, também passará pela implantação de uma Parceria Público Privada (PPP). Diferente do Parque de Jericoacoara, a estrutura do Parna Ubajara já apresenta características mais voltadas para esse novo modelo de gestão. A entrada controlada, trilhas definidas e a falta de um vilarejo cercado pelo parque fazem com que a gerência da unidade, a gestão do município e população vejam a mudança com tranquilidade e otimismo.
Hoje, o Parque já tem um serviço de guia, concedido para uma Cooperativa, uma lanchonete e centro de apoio ao visitante, mantida pela gerência da unidade. O bondinho, cartão postal da região, também é uma concessão, dessa vez para o Governo do Estado, conforme destaca o gerente do Parna Ubajara, Gilson Luiz Souto Mota. "O modelo de gestão atual daqui não vai diferir muito do que a PPP propõe. Além de já termos pequenas concessões internas, a entrada no parque, apesar de ainda não ser cobrada, é registrada".
Os atrativos dentro do Parque já possuem taxas, como o serviço de guias para as três trilhas fixas e visita à Gruta de Ubajara, que variam de R$ 5,00 a R$ 10,00. Algumas trilhas podem demorar até quatro horas. O teleférico também possui taxa de uso, R$ 4,00 por viagem. A perspectiva de Gilson sobre as mudanças é que elas centralizem todos esses serviços sob uma única administração, que responderá ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade. "Ainda não há nada concreto, pois o estudo não pode ser divulgado até que esteja finalizado. Mas o ICMBio nunca deixará suas funções de fiscalizar e cuidar do parque, sendo que a empresa ganhadora trabalhará em conjunto com o órgão", destaca.
Visitantes
O crescimento do turismo está acontecendo em toda a região da Serra da Ibiapaba, sendo que só o Parque Nacional recebeu em 2013 mais de 110 mil visitantes, com maioria de cearenses. Nesse Carnaval, Gilson ressalta que foram mais de dez mil em todo o feriado. A gestão do município também aponta o crescimento do turismo no último ano, sendo que os dados mais recentes são do Carnaval, com mais de cinco mil pessoas por dia na cidade.
Dentro dessa realidade, o prefeito José Romano (Zezinho), afirma que a instalação de uma PPP é vista com bons olhos desde que haja um amplo diálogo com a sociedade de modo geral. "É importante que quando o projeto estiver terminado, ele seja discutido com todos os ubajarenses, pois mesmo quem não mora ou não tem investimentos ao redor do parque, será diretamente afetado. Sem falar, que quem mora aqui conhece melhor a realidade do nosso município e pode opinar o que será viável ou não dentro das mudanças".


Nenhum comentário:
Postar um comentário