Estação da Juventude inaugurada em Sobral
A secretária nacional de juventude, Severine Macêdo, visitará a cidade de Sobral (localizada a cerca de 240 quilômetros da Capital) para inaugurar, ao lado do prefeito Veveu Arruda, a segunda Estação da Juventude de Sobral. O equipamento é o primeiro no Brasil mantido com recursos municipais. O projeto é tocado pelo Coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude, Igor Bezerra.
Severine Macedo aprovei tará a ocasião para, ao lado do prefeito Veveu Arruda, assinar a adesão do município ao Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, denominado “Juventude Viva”, do governo federal, que tem por objetivo prevenir e reduzir a violência contra os jovens negros, que são as principais vítimas dos homicídios no Brasil.
O projeto visa descontruir a cultura da violência por meio de ações voltadas para a sensibilização da opinião pública sobre a banalização da violência e a necessidade de valorização da vida da juventude e da garantia de seus direitos. Além disso, o projeto tem o objetivo de incluir e ofertar mais oportunidades para jovens em situação de risco, por meio de programas e ações para jovens em situação de vulnerabilidade, com o intuito de fomentar trajetórias saudáveis.
OBJETIVOS
Para o atingimento dos objetivos previstos pelo projeto, a prefeitura de Sobral terá que se comprometer a criar o comitê gestor municipal do Plano Juventude Viva, com participação da sociedade civil, bem como criar e manter conselhos municipais de juventude e de promoção da igualdade racial. Além disso, a prefeitura terá que definir os bairros a serem priorizados para a implementação das ações, a partir de dados de mortalidade da juventude e apresentar, anualmente, um balanço das ações decorrentes das ações à sociedade civil. Por fim, o município deve veicular campanha institucional relacionada à temática do Plano Juventude Viva.
GOVERNO FEDERAL
A ideia é que, para o atingimento dos objetivos previstos pelo projeto, o município tenha ajuda do governo federal, que deve comprometer-se a criar e manter o comitê gestor federal do Plano Juventude Viva, elaborar e disponibilizar o guia orientador da implementação do Plano, articular e monitorar as ações dos diferentes ministérios propostas no Plano, criar e fortalecer a Rede Juventude Viva, produzir campanha institucional relacionada à temática do Plano, colaborar com a articulação das ações a nível local e garantir a participação da sociedade civil na formulação, implementação e monitoramento do Plano, por meio da criação do Fórum de Monitoramento Participativo Interconselhos Juventude Viva, e de outros espaços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário