PROFESSOR SUBSTITUTO
Falha em seleção gera reclamações
03.02.2014
Indignados com as falhas de organização da seleção pública para professor substituto da rede municipal, promovido no dia 19 de janeiro, pelo Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh), os candidatos às vagas de educador físico contidas no edital para o certame tiveram de refazer a prova neste domingo (2).
Após divulgar os resultados do exame no último dia 29, a Prefeitura de Fortaleza comunicou, em seu site oficial, que os concorrentes deveriam realizar a avaliação novamente, sem dar explicações. Somente ontem, minutos antes do início do novo teste, eles souberam o motivo: questões do exame foram plagiadas de outros testes. De acordo com o Imparh, a prova foi elaborada por um professor contratado e, apenas depois de denúncias e averiguações, a falha foi constatada.
Na manhã de ontem, no local de prova, candidatos afirmaram não terem sido informados sobre as razões do cancelamento do primeiro edital. "Só emitiram uma nota de esclarecimento no site, mas não esclarecia nada. Hoje é que nós soubemos por que a prova foi anulada", disse a candidata Ivana Lira. Segundo ela, embora muitos concorrentes tenham percebido a má elaboração do exame anterior, grande parte não acreditava que a seleção seria anulada.
Queixas
Outra candidata, a professora Sabrina Mendes reclamou da organização do certame. "Muita gente ficou indignada. Tivemos que nos deslocar de novo e perdemos outro dia. Além disso, teve a surpresa de ter feito uma prova e precisar fazer de novo", afirma.
A assessoria de comunicação do Instituto declarou que o primeiro edital versava sobre a possibilidade de realização de uma nova seleção caso fossem registradas irregularidades no primeiro exame. Ainda segundo a assessoria, um outro edital foi publicado no site do órgão no dia 29, apresentando o novo calendário com datas para a reaplicação das provas, a divulgação de gabarito e resultado, e o ato de homologação da seleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário