sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PLUVIOMETRIA NO CEARÁ

Carnaval pode ser com chuvas reduzidas segundo prevê Funceme

28.02.2014

Image-0-Artigo-1556931-1
Em Juazeiro, algumas ruas ficaram alagadas com as precipitações de ontem
FOTO: CHINÊS/ AG. MISÉRIA
Um veranico foi observado nos últimos dias em algumas regiões do Estado, mas ontem voltou a chover
Iguatu. No início do Carnaval, no Ceará, poderão ocorrer chuvas isoladas durante a madrugada e na manhã deste sábado, com maior probabilidade de ocorrência na Região Litorânea do Estado. Essa é a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme), que divulga hoje previsão para todo o período carnavalesco. A tendência atual é de um Carnaval com reduzidas chuvas.
A Funceme registrou ontem chuvas em 29 municípios. A maior precipitação ocorreu no Cariri, em Missão Velha (78mm), seguida de Barbalha (71mm) e Santana do Cariri (44). Choveu no Crato (42mm) e em Juazeiro do Norte (36mm). Nesta semana, houve uma redução nos índices pluviométricos e no número de municípios.
Mesmo sem ser generalizado, pois ocorreram precipitações isoladas, o Estado enfrenta um veranico na maioria das regiões. Nesse período, o Sul do Ceará foi a região mais beneficiada e para hoje, a Funceme mantém a previsão de chuvas ocasionais durante a madrugada e manhã.
O ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas no Estado, afastou-se, provocando uma redução na ocorrência de precipitações. "O posicionamento desfavorável do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre parte do Ceará e o distanciamento da Zona de Convergência Intertropical provocou uma redução das chuvas", explica a meteorologista da Funceme, Cláudia Rickes.
Prejuízos
A chuva que caiu durante a madrugada e parte da manhã de ontem em Juazeiro do Norte voltou a ocasionar prejuízos e aborrecimentos a moradores de diversos bairros da cidade. Semáforos deixaram de funcionar prejudicando o fluxo normal de veículos nas principais ruas. Em alguns pontos da Avenida Castelo Branco, uma das mais movimentadas, e Avenida Tenente Sales, no bairro Novo Juazeiro, não houve condição de trafegabilidade. Além das enormes poças que foram formadas com as águas que retornaram dos bueiros entupidos. Os buracos nas pistas de rolamento ficaram escondidos pelas águas, ocasionando receio aos motoristas.
No bairro Pio XXII moradores também estão preocupados com a possibilidade da continuidade das chuvas. Na Avenida José Bezerra, principal acesso ao bairro, além da existência de inúmeros buracos, a via acabou sendo coberta por lixo e grande quantidade de pedras que foram arrastadas pela força das águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário