sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

DEMANDA ELEVADA NO CARNAVAL

Falta pontual de combustível volta a preocupar

28.02.2014


combustível
Para não deixar faltar combustível ao consumidor, os postos de Fortaleza buscam trabalhar com estoque máximo, sobretudo no Carnaval
KLEBER A. GONÇALVES
fac
Na edição do dia 10 de janeiro de 2013, há mais de um ano, o Diário do Nordeste já denunciava as limitações da tancagem no bairro do Mucuripe
Sem espaço adequado para estocagem de gasolina e diesel, navios atrasam a descarga dos combustíveis
A falta de local para armazenagem dos combustíveis que chegam por navio ao Porto do Mucuripe, único local de tancagem do Ceará, está atrasando a chegada de diesel e gasolina aos postos de Fortaleza, cujos donos já temem por uma possível escassez durante o Carnaval. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos) confirma o atraso, mas diz que o problema é pontual.
Questionado sobre um possível risco durante o período momino, o assessor de economia do Sindipostos, Antônio José Costa, afirma que os empresários convivem diariamente com o problema e alerta que, durante o feriado, os atrasos no abastecimento dos estabelecimentos podem se intensificar.
Tancagem
"Os proprietários estão sempre trabalhando no limite. Enquanto não resolver o problema da falta de espaço (tancagem) no Porto do Mucuripe, os postos vão sempre trabalhar sobre alerta", afirma Guilherme Meireles, proprietário do posto Aliança, no bairro Aldeota.
"Basta o navio atrasar um dia para chegar, já gera confusão, ficamos no limite. Por exemplo, o navio chegou na última terça com um dia de atraso. Se eu não trabalhasse com estoque alto, eu tinha tido problema", afirma Meireles, para quem a normalização do abastecimento não será solucionada tão cedo.
Na avaliação de José Olavo Leal, dono de alguns postos Petrobras no Estado, o problema de escassez é nacional. "O crescimento da demanda e a infraestrutura de logística e estocagem de combustíveis não acompanhou o crescimento do País. Apesar disso, eu nunca fiquei sem estoque. Nesta sexta-feira, eu garanto combustíveis na bomba, mas não posso prever os próximos dias". E acrescenta: "Sempre trabalho com estoque alto e isso gera prejuízos, prendendo meu capital de giro. Ninguém tem capacidade para ficar vários dias sem receber. Essa alternativa é para minimizar a falta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário