quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Atração

Contrariando os termômetros, Sobral recebe pista de patinação no gelo

Redação Web | 14h13 | 27.02.2014

A superfície gelada de 180 metros quadrados está em fase de instalação no North Shopping Sobral


pista-de-gelo-sobral
De setembro a outubro de 2013, a pista de gelo esteve em Juazeiro do Norte, no Cariri
Foto: Divulgação
Para os habitantes da cidade que tem fama de ser uma das mais quentes do Ceará, patinar no gelo pode até parecer ironia. Entretanto, não é. No embalo dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, Sobral se prepara para receber, a partir da próxima quarta-feira, dia 5 de março, uma pista de gelo de 180 metros quadrados que promete atrair muitos sobralenses.
A pista, que tem capacidade para abrigar de 50 a 60 pessoas ao mesmo tempo, está em fase de instalação no North Shopping Sobral e fica na cidade até o dia 30 de abril. A estrutura itinerante é trazida pela empresa Brasil Patinação e percorre shoppings de todo o País. No Ceará, ela já havia passado por Fortaleza e Juazeiro do Norte. Essa não é a primeira vez que Sobral surpreende com uma atração inusitada para os moradores. No dia 15 de fevereiro, uma praia artificial  movimentou a cidade e atraiu cerca de 1.500 pessoas (link aqui). 
Para manter a superfície gelada, a estrutura de equipamentos vindos da Holanda deve funcionar por 24 horas. Quando desligada, a máquina só consegue manter o gelo por períodos de até quatro horas, geralmente aproveitados para ações de manutenção da pista. O proprietário da atração, André Almeida, não revela todos os detalhes que, segundo ele, fazem parte da produção do gelo, mas explica como o processo funciona. 
“Usamos um aparelho que é uma espécie de ar condicionado gigante. Primeiro fazemos uma base com isopor, que atua como isolante térmico, e depois ligamos um equipamento que libera um gás. Esse gás é responsável por refrigerar o líquido anticongelante que fica dentro de pequenos canos de alumínio – chamados de serpentinas – espalhados pela pista. Dentro das serpentinas, a temperatura chega a -15º C. Depois nós jogamos água sobre a pista que, em contato com o alumínio, congela, produzindo o gelo”.
Monitores à disposição para ensinar a patinar
A pista funcionará diariamente das 10h às 22h e conta com monitores especializados para atendimento dos patinadores, principalmente dentre os iniciantes. “Nós temos dois monitores patinadores que viajam com a pista e também treinamos patinadores locais, que geralmente são aqueles que já treinam com patins em rodas. A adaptação é rápida. Cerca de dois dias depois eles já estão patinando no gelo”, garante André. 
Os patinadores que desejam se aventurar na pista devem ter idade mínima de sete anos. Os preços variam de R$ 30,00 (para meia hora) a R$ 50,00 (para uma hora), mas há outros pacotes para grupos de escolas e empresas com mais de dez pessoas. Durante a temporada, segundo Almeida, os valores podem ser alterados de acordo com o movimento da pista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário