sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Comércio

Junta Comercial Cearense revela que atividades começaram mais desaceleradas em 2014

Redação Web | 16h10 | 21.02.2014

O boletim mensal aponta que comercio teve 'leve' desaceleração em relação ao ano passado

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) divulgou, nesta sexta-feira (21), o Índice Mensal do Comércio (IMC) do mês de janeiro. A análise apontou desaceleração na atividade econômica neste início de ano, se compararmos com janeiro de 2013. Mesmo que pequena a diferença, foram 85 empresas a menos, abertas em todo estado. Em janeiro deste ano, foram criadas 1.400 empresas, enquanto 1.485 foram  abertas no mesmo período do ano passado. 
 
Se compararmos o quesito fechamento, o número de 2014 foi proveitoso. 1.004 empresas  encerraram suas atividades, no Ceará, em janeiro. No mesmo período de 2013, foram 1.031. 
 
A relação traz ainda os números relativos ao Microempreendedor Individual (MEI). Segundo a Jucec, foram registradas formação de 3.137 microempreendedores. Número menor que o ano passado, quando foram constituídos 3.562. Com relação ao fechamento de Microempresas, foram 464 este mês, contra 509 no mesmo período do ano passado.  
 
O estudo mensal produz indicadores que permitem acompanhar a oscilação comercial do estado, e com isso, informar sobre abertura e fechamento de empresas.
 
Para o economista Audizio Xavier, quando o IMC é positivo, ou seja, mais empresas abrem do que fecham, significa dizer que a expectativa entre empreendedores está crescente. Já quando índices de fechamento é maior, relacionado ao mesmo período, alguns aspectos podem ser filtrados. "Pode ser que as atividades sejam arriscadas, ou não garantem certeza ao empreendedor. Mas depende do setor comercial. Às vezes, a desaceleração pode acontecer por dificuldades com o custo de produção, falta de incentivo, ou outras variáveis", explica Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário