quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Ceará é o quarto em mortes durante assaltos a bancos no País, segundo pesquisa

Redação Web | 14h07 | 29.01.2014

Em 2011, segundo o levantamento, houve apenas uma morte envolvendo assaltos a bancos no Estado


Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) revela que o Ceará é o quarto estado do País com maior número de assassinatos em assaltos a bancos em 2013. De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (29), houve um crescimento de 20% no número de mortes com relação a 2012, quando foram registradas cinco assassinatos.

Segundo levantamento, 4 assassinatos ocorrerem na Capital Foto: Arquivo
De acordo com o levantamento da Contraf-CUT, quatro assassinatos ocorreram na Capital cearense e as demais no Interior. Dessas, três mortes foram ocasionadas por saidinhas bancárias, uma em ataque a caixa eletrônico, uma durante assalto a banco e uma por assalto a correspondente.
Em 2011, segundo o levantamento, houve apenas uma morte envolvendo assaltos a bancos no Estado, representando variação de até 500% quando comparado nos últimos dois anos. Com relação ao País, o crescimento em 2013 chegou a 9,2%.
Conforme a pesquisa, o Estado perde apenas São Paulo (17), Rio de Janeiro (11) e Bahia em número de mortes.

País registra 65 mortes
No Brasil, a pesquisa demonstra, ainda, que 65 pessoas foram assassinadas em assaltos envolvendo bancos em 2013, uma média de 5,4 vítimas fatais por mês, o que representa aumento de 14,04% em relação a 2012, quando foram registradas 57 mortes, totalizando um crescimento de 32,7% nos últimos dois anos.
As principais ocorrências (49%) foram os crimes de "saidinha de bancária", que provocou 32 mortes, o assalto a correspondentes bancários (22%), que matou 14 pessoas, e o assalto a agências (12%), com 8 pessoas mortas. Houve também mortes em assaltos a caixas eletrônicos (6), abastecimento de caixas eletrônicos (3) e assaltos a postos de atendimento (2).
O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), com base em notícias da imprensa e apoio técnico do Dieese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário