sexta-feira, 11 de outubro de 2013

OVINOCAPRINOCULTURA

Sobral terá Centro de Excelência até 2014

11.10.2013
A unidade vai funcionar como uma escola de formação de técnicos agropecuários de nível médio

Sobral. O município será sede do Centro de Excelência em Ovinocaprinocultura do serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o primeiro do Estado. Para tanto, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e presidente do Conselho Administrativo do Senar, Flávio Saboya e o superintendente do Senar/CE, Anizio de Carvalho Junior, estiveram reunidos com o prefeito Veveu Arruda para viabilizar um terreno de no mínimo dez mil metros quadrados.

A escolha do município deve-se ao fato de a cidade já sediar o Centro Nacional de Pesquisas de Caprinos facilitando o contato dos estudantes FOTO: ALEX PIMENTEL
As reuniões ocorreram na manhã do último dia 9, seguida de novo encontro na manhã de ontem quando foram discutidos os pontos promissores para a implantação do Centro. Três pontos principais foram identificadas como áreas próximas ao Centro de Exposições, que tradicionalmente recebe a Expornorte, a reserva florestal por trás do Hospital Regional Norte, e uma área ao lado do Instituto Médico Legal (IML) no bairro Cidade Pedro Mendes Carneiro.

O Superintendente do Senar/CE anunciou a novidade semana passada durante a reunião do Agropacto. O Centro, que irá ser implantado no município até 2014, vai funcionar como uma escola de formação de técnicos agropecuários de nível médio.

Segundo ele, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) já oficializou a criação deste Centro que terá uma contrapartida do governo do Estado do Ceará e da Prefeitura, conforme entendimentos já mantido pelo presidente da Faec,Flávio Saboya com o Governador.

"Esperamos que estes alunos saiam de lá especializados para trabalhar na região, e assim possamos fortalecer esta atividade tão importante na região semi-árida", diz. A escolha de Sobral, deve-se ao fato da cidade já sediar o Centro Nacional de Pesquisas de Caprinos (CNPC), facilitando o contato dos estudantes com a prática e com as tecnologias já desenvolvidas por aquele Centro em benefício da Ovinocaprinocultura.

De acordo com o Presidente da Faec, a unidade capacitará jovens, em especialistas em ovinocaprinocultura tropical, ou seja, podendo receber alunos de todo o País. As turmas iniciais serão de 40 a 60 alunos em dois turnos, com capacidade para até 500 estudantes quando todas as etapas da capacitação já estiverem concluídas.

No Brasil todo serão implantados 11 Centros, sendo o de Sobral o que se encontra em estado prioritário para implantação até 2014. Os demais serão concluídos até 2018. "O Senar dá hoje capacitação na propriedade. O técnico vai até o local, em turmas médias de 20 pessoas, dá o curso. A implantação do centro de excelência fará o inverso, será levado o jovem para aprender dentro da escola", frisa Saboya.

O Senar/CE atua hoje no Estado em treinamentos a nível de fazenda, capacitando uma média de 15 mil pequenos e médios produtores, em aproximadamente 600 cursos. "Com o centro, o curso sairá de 40 horas para mais de mil horas, correspondendo aí mais de três anos".

De acordo como chefe de gabinete da prefeitura de Sobral, Luciano Arruda, essa iniciativa articulada pelos Governos Estadual e Federal e a Associação dos Criadores do Estado do Ceará, aproveita os conhecimentos do município por meio dos diversos anos do CNPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário