sexta-feira, 10 de maio de 2013


PREMIUM II

AL faz campanha pela instalação da Refinaria

10.05.2013
Iniciada pelo presidente da Casa, a agilidade na implantação do empreendimento foi cobrada por todos
O presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque (PSB) iniciou, ontem, uma campanha para cobrar a instalação da Refinaria Premium II no Estado e conclamou a sociedade cearense a se unir com o intuito de cobrar do Governo Federal sua imediata implantação. De acordo com o pessebista, a vinda o empreendimento transformará a economia local, gerando empregos e desenvolvendo o Ceará e também a região Nordeste.

O presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, afirmou que o Ceará corre o risco de perder a Refinaria para estados vizinhos FOTO: JOSÉ LEOMAR

José Albuquerque afirmou que o Estado corre o risco de perder espaço para outras unidades federativas vizinhas, visto que novos empreendimentos podem surgir, deixando o equipamento do Ceará em segundo plano. Ele disse ainda que levará a mensagem da Assembleia para as macrorregiões do Estado, ressaltando a importância da Refinaria para a vida da população.

"Não dá mais para esperar presidente Dilma, não dá mais para esperar Petrobras. Vamos promover um grande evento aqui, em Fortaleza, para que a presidente Dilma e a presidente da Petrobras entendam que o povo do Ceará não pode mais esperar", disparou o deputado. Uma série de visitas a 12 cidades do Estado está sendo preparada pela Assembleia, com o intuito de mobilizar a população em defesa da refinaria.

Segundo Albuquerque, o empreendimento seria responsável por uma "revolução" na economia do Ceará. "A sua fábrica produzirá muitos derivados do petróleo, que serão denominados premium, e quando estiver funcionando, a refinaria produzirá 300 mil barris de petróleo por dia", salientou. De acordo com o presidente, os produtos serão exportados através do Porto do Pecém e a economia terá "substancial avanço", com a constituição de novas empresas no Estado.

"Para terem a dimensão do que significa, ela aumentará em 50% o PIB do Estado do Ceará e isso é preciso que a gente reflita. Na fase de construção, ela vai gerar 90 mil empregos diretos e indiretos", afirmou. O presidente da Assembleia afirmou que falta à Dilma Rousseff e à presidente da Petrobras, Graça Foster, "honrar esse compromisso com a sociedade cearense. O terreno já foi entregue e está pronto". "Que partido, que bloco político pode se calar ao ver essa situação sem fim, enquanto em Pernambuco está lá a Refinaria?", questionou.

Críticas
Os deputados corroboraram com as cobranças e críticas feitas pelo presidente da Casa, José Albuquerque. Ao longo dos meses, eles têm feito diversas críticas ao Governo Federal pela demora e silêncio quanto ao tema Refinaria Premium II. Muitos disseram desacreditar a instalação do empreendimento.

O petista Dedé Teixeira  afirmou considerar o dia de ontem decisivo para se discutir o desenvolvimento do Estado. Segundo o parlamentar, o fato de a presidente Dilma ter confiança no trabalho do governador Cid Gomes demonstra que o empreendimento será trazido para o Ceará. Ele lembrou que 2% do PIB cearense ainda "é pouco para sua ousadia" e defendeu a instalação da Refinaria.

A peemedebista Silvana Oliveira sugeriu que os 46 deputados estaduais fossem a Brasília para pressionar a presidente Dilma Rousseff. No entanto, José Albuquerque lembrou que o melhor seria a realização de uma audiência pública no Ceará com representantes de prefeituras, bancada federal e parlamentares do Estado.

Agilidade
Já Roberto Mesquita (PV) teceu críticas ao Governo Federal pela falta de agilidade. "Desde 2002, o Lula prometeu. A presidente Dilma também falou e estamos vendo o fim do governo e ainda existe traços de ´arrodeio´. No momento, o Brasil está necessitando de refino do Petróleo e nós estamos querendo oferecer um equipamento para melhorar a economia, não só do Ceará, mas do Brasil", reclamou.

O deputado Professor Teodoro (PSD) também criticou a demora na vinda do equipamento e questionou que a grande parte das obras do País vá para o Sul. "É necessário essa distribuição do investimento, porque só se avança o Sul e não se atende todas as partes", disparou. Por sua vez, Osmar Baquit acrescentou: "Não é do PT nem do PSB, e sim de todo o povo cearense", afirmou o parlamentar.

O tucano Fernando Hugo defendeu que a bancada federal do Ceará também se esforce junto com os deputados estaduais e prefeitos para cobrar da presidência da república. Ele sugeriu que fosse realizada uma audiência com Graça Foster, pois, do contrário, os deputados federais e senadores não virão par ao Estado discutir o assunto.

O deputado Wellington Landim (PSB) lembrou que o Nordeste sempre é tratado com desdém pelo Governo Federal, ironizando que a região "vive com o pires na mão". "O fator primordial no Ceará está na Transposição, Siderúrgica e Refinaria", afirmou Landim.

Satisfação
O deputado Tin Gomes (PHS) disse que, até o momento, não foi dada nenhuma satisfação ao  Estado sobre a posição da presidência. Ele ressaltou que o equipamento só virá, até 2020, para o Ceará, caso um grupo de líderes do Estado se desloque para Brasília, visando forçar uma resposta da presidente. Já Patrícia Saboya salientou que Dilma Rousseff teve a maior votação do Nordeste no Ceará e, portanto, existe uma dívida com o Estado.

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) afirmou que visitou os equipamentos do Estado de Pernambuco para analisar os gastos que seriam feitos na refinaria do Ceará  e ressaltou que a instalação da Premium II no Estado é de fundamental importância não só para os cearenses, mas para a Petrobras e Brasil.

Já o deputado Morais apontou o desenvolvimento econômico dos últimos anos. "Nós estamos dentro de uma nova quadra de afirmação de nossa economia e da melhoria de qualidade de vida de nosso povo", declarou o comunista.

NÚMEROS
Investimentos
A expectativa é que sejam aplicados investimentos da ordem de US$ 11 bilhões para a instalação da Refinaria Premium II no Estado do Ceará. Além disso, devem ser gerados 90 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário