sexta-feira, 27 de abril de 2018

Mais da metade das pessoas antecipará restituição para pagar dívidas

Faltando três dias para acabar o prazo da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018, instituições financeiras têm oferecido linhas de financiamento para adiantar a restituição. Segundo levantamento da plataforma de crédito online Just, seis em cada dez brasileiros querem receber o dinheiro antes. Destes, 51,8% pretende utilizar o valor para pagar dívidas.
A taxa de juros dessas linhas nos maiores bancos chega a 4% ao mês. Dependendo do perfil do cliente e do índice, Bruno Poljokan, diretor do Just, diz que vale a pena ir para outras opções, como a consignação, com juros médios de 2% ao mês, e o crédito online.
Do total de pessoas ouvidas, 12,4% ainda querem antecipar a restituição para investir. “Valeria a pena aplicar somente se o retorno do investimento fosse maior do que a taxa de juros da antecipação, um cenário pouco provável de ocorrer”, diz.
Segundo o levantamento, outra parte dos contribuintes irá usar o recurso para pagar tratamentos médicos ou outros serviços relacionados à saúde (4,4%) e o restante para viajar, fazer compras e casar. A pesquisa foi realizada de 20 a 23 de abril, com 914 pessoas.
Na reta final para o término da declaração do IRPF 2018, a dica de Orlando Silveira, empresário contábil, é não deixar para o último dia. Isso porque o sistema costuma congestionar e o atraso tem como consequência pagamento de multa (R$ 165,74 a 20% do imposto devido).
Conforme dados da Receita Federal (RF), até às 17h20min de ontem, das 635 mil declarações esperadas para o Ceará, 457,2 mil já tinham sido entregues, representando quase 72% dos contribuintes.
Dentre os 28% que ainda não declararam, as principais dúvidas são limite de dedução, quem precisa declarar e quais despesas estão inclusas. Para esclarecer as questões, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE) promove mutirão na sede da entidade até hoje, das 9 às 12 horas.
Em razão do número de mensagens enviadas para o WhatsApp da Receita Federal (RF), o CRC-CE decidiu criar o mutirão. “A estimativa é que sejam atendidas entre 200 e 250 pessoas”, afirma Augusta Barbosa, vice-presidente institucional do CRC-CE. Para ela, declarar vem ficando mais fácil a cada ano devido ao programa autoexplicativo da Receita Federal. A principal dica é fazer a verificação das mudanças neste ano.

SERVIÇO
Mutirão CRC-CE
Onde: avenida da Universidade, 3057, Benfica
Quando: até hoje de 9 às 12 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário