Pacientes do serviço público de Saúde do Ceará podem, agora, avaliar o atendimento e a estrutura das unidades por meio de sistema informatizado. A exemplo do que é realizado na Educação, com premiação de escolas que apresentam os melhores resultados de aprendizagem, as unidades de saúde que se destacarem na avaliação dos usuários serão premiadas. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) ainda avalia a maneira como se dará essa premiação, mas a previsão é de que ela seja instituída no início de 2018.
A estimativa da Sesa é de que todas as unidades de Fortaleza e do Interior recebam o sistema em até 90 dias. Promessa de campanha de Camilo Santana (PT), o programa Diagnóstico Cidadão foi lançado na manhã de ontem no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).
Os pacientes poderão realizar a avaliação em totens instalados nas unidades ou por meio de um link, acessível por qualquer dispositivo móvel, disponibilizado após o atendimento. Poderão ser classificados como ótimo, bom, regular ou ruim o atendimento da equipe de recepção e dos profissionais de saúde, além da limpeza, higiene e organização. Os usuários podem responder ainda se recomendariam o serviço a um familiar e deixar sugestões.
“Quanto mais pessoas puderem dar opinião é melhor para que o Estado possa fazer uma avaliação de como melhorar os serviços”, ressaltou o governador. Ele explicou que os dados coletados ficarão disponíveis para a população.
Acompanhando o filho Miguel, 4, no Hias, a comerciante Angelina de Castro, 37, avaliou como positiva a novidade. “Se eu colocar e alguém ver é ótimo. Os hospitais têm um papelzinho em que a gente escreve, mas quem olha? Se for pra usar e verem o que pode melhorar é uma boa. Vou utilizar”, disse.
Sobre a utilização das informações, o titular da Sesa, Henrique Javi, explicou que a opinião dos pacientes será somada a uma avaliação técnica que é realizada há oito meses. “Vamos juntar as informações do banco de informações com uma avaliação de resultados que reúne o número de atendimentos, taxa de infecção, agilidade, taxa de retorno e reinternação das unidades, tudo para produzir reuniões na Superintendência da Rede de Unidades (SRU) para estudar os resultados e implementar melhorias”, detalhou. No início de 2018, segundo Javi, as unidades que se destacaram serão premiadas.
Além do Hias, o sistema já foi instalado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Hospital Geral César Cals (HGCC), no Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs — Praia do Futuro e José Walter) e na Policlínica de Caucaia. (colaborou João Marcelo Sena)
Serviço
Passo a passo do sistema de coleta da opinião dos usuários
Os pacientes podem escolher entre as opções ótimo, bom, regular e ruim para responder às questões.
• Como foi o atendimento da equipe de recepção?
• Como foi o atendimento dos profissionais de saúde?
• O que achou da limpeza, higiene e organização?
• Você recomendaria o serviço a um familiar?
Ainda são convidados a deixar uma sugestão.
ANA RUTE RAMIRES
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