quinta-feira, 11 de maio de 2017

Dia das Mães começa a aquecer o comércio

A empresária Desiree Macedo, dona do quiosque Luxo Natural do shopping Iguatemi, investiu na experiência de compra dos clientes e garante que as vendas estão
A empresária Desiree Macedo, dona do quiosque Luxo Natural do shopping Iguatemi, investiu na experiência de compra dos clientes e garante que as vendas estão "ótimas" FÁBIO LIMA
Considerada a segunda data mais importante para o varejo, o Dia das Mães começa a impulsionar o movimento nos shoppings e lojas do Centro de Fortaleza. Este ano a expectativa é de que as vendas girem em torno de R$ 245 milhões, de acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). E para fisgar o consumidor, os lojistas estão apostando em promoções, sorteios, mais facilidade no pagamento e em novas experiências de compra.
A empresária Desiree Macedo, dona do quiosque Luxo Natural, especializado em flores, artigos de decoração e miudezas, conta que repaginou toda a decoração especialmente para data. Também reforçou as campanhas nas redes sociais e está pessoalmente dando consultoria aos clientes em busca do melhor presente.
“O cliente está em busca de algo mais simbólico, que fuja do lugar comum e que represente mais o afeto, o carinho. Então a gente procura entender o que ele quer e proporcionar uma melhor experiência de compra”. A estratégia tem dado certo. “As vendas estão ótimas”.
Além do apelo comercial da data, que perde apenas para o Natal em vendas, este ano, o comércio tem outro motivo para estar otimista: a liberação a partir de amanhã, dia 12, de mais uma parcela do FGTS inativo, que só neste mês de maio deve injetar mais R$ 128 milhões na economia cearense.
“Estamos com uma expectativa muito boa. Na verdade, o Dia das Mães vai ser um alento depois de um abril fraco em vendas por conta de tantos feriados”, diz o presidente da Ação Novo Centro, Assis Cavalcante, reforçando que para atender aos clientes de última hora, as lojas de rua do Centro de Fortaleza devem estender o horário de funcionamento no sábado até às 18 horas. Duas horas a mais do que o normal.
Nos shoppings, desde o início desta semana já é possível ver um aumento no fluxo de clientes. Mas, lojistas asseguram que para garantir a venda é preciso também oferecer um “algo mais”. Na loja Lança Perfume, além do desconto de até 50% em algumas peças, haverá sorteio de R$ 15 mil em compras, e peças do tipo “mãe e filha” ganham destaque nas vitrines. “Dia das Mães é sempre bom, então a nossa expectativa é sempre a melhor possível”, diz a vendedora Nil Viana.
Além do corpo-a-corpo de cada lojista, as administrações dos shoppings também estão apostando na data. Promoções do tipo “compre e ganhe”, sorteios, programações culturais, esportivas e shows são algumas das estratégias adotadas este ano pelos shoppings para atrair o cliente.
Nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, por exemplo, a cada R$ 250 em compras, o cliente leva latas colecionáveis com esmaltes da coleção outono inverno da Impala. Além de atividades relacionadas com a temática. ”Nossa expectativa é que haja um crescimento de 30% no fluxo de pessoas“, afirmou o superintendente regional do Grupo JCPM no Ceará, Gian Franco.
No Iguatemi, a troca de cupons será por uma necessaire da ONG Orientavida. A projeção é de que ocorra um incremento de 10% nas vendas. O tíquete médio de compras é estimado em R$ 200. “O fluxo já aumentou e nossa expectativa é que o grande movimento ocorra na sexta e sábado”, explica o superintendente do shopping, Wellington Oliveira.
O Extra em Fortaleza está organizando para amanhã, das 7 horas à meia-noite, a Pink Friday, com promoções em todas as categorias de produtos das lojas físicas. Nos eletroeletrônicos, grande foco da campanha, será possível encontrar descontos de até 50%, explica o gerente de marketing do Extra, Eandres Aguiar. “Realizamos pesquisas com consumidores para medir a reação que uma Pink Friday teria e pudemos comprovar que o cliente simpatiza tanto com o nome - e associa com a Black Friday - quanto com a criação de uma dinâmica como essa para o primeiro semestre do ano, ainda mais em uma data tão carregada de emoção como o Dia das Mães”.
IRNA CAVALCANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário