quarta-feira, 26 de abril de 2017

PM reage com bombas em ato de índios

1 FacebookTwitterGoogle+
Protesto indígena foi dispersado com bombas de gás lacrimogêneo WILSON DIAS/ABR
Protesto indígena foi dispersado com bombas de gás lacrimogêneo WILSON DIAS/ABR
Indígenas que estão acampados na Esplanada dos Ministérios protestaram ontem em frente ao Congresso Nacional e, ao tentar entrar no prédio, foram impedidos pela Polícia Militar, que atirou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o grupo. Após a confusão na entrada da Chapelaria, um dos acessos ao Congresso, os índios voltaram a ocupar o gramado em frente ao prédio e fecharam as pistas dos dois sentidos da Esplanada dos Ministérios. O grupo deixou 200 caixões pretos no local para simbolizar o “genocídio dos povos indígenas”, em uma crítica à bancada ruralista no Congresso.
Os indígenas participam do Acampamento Terra Livre 2017, mobilização para cobrar direitos e políticas públicas para os povos tradicionais. O protesto começou em frente ao Teatro Nacional, de onde indígenas saíram em direção ao Congresso usando roupas típicas, levando objetos tradicionais de suas tribos e faixas como dizeres como “Não ao retrocesso dos direitos indígenas” e “Retire os madeireiros das terras indígenas”.
As principais reivindicações da mobilização este ano são a retomada das demarcações de terras indígenas, o fortalecimento de órgãos de política indigenista como a Funai e a Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde; e o combate ao avanço da mineração em áreas indígenas, principalmente na Região Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário