Entre as 7 horas dessa quinta-feira, 30, e as 7 horas desta sexta-feira, 31, choveu em 110* municípios cearenses, de acordo com dados da Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme). A cidade com a precipitação mais intensa, nesta madrugada, foi Granja, com 61 milímetros (mm).
Além de Granja, tiveram volumes mais significativos nesta madrugada os municípios: São Gonçalo do Amarante (56.6 mm), Quixeramobim (45 mm), São Luís do Curu (44 mm), Cariús (40 mm), Massapê (37.4 mm), Potengi (37 mm) e Amontada (37 mm).
Com o acumulado de 220,4 mm de chuva, o mês de março chegou ao fim superando a média considerada normal para o Ceará, que é de 203,4 mm. Esse foi o março mais chuvoso desde 2009, época em que foi observada no mês a média de 207,9 mm.
Neste ano, fevereiro também apresentou bom acumulado de chuvas e superou a média histórica em 31%.
A capital cearense, com chuvas pontuais desde a madrugada, teve 29.8 mm no posto de Messejana; 23.5 mm na unidade do Castelão; e 23 mm no posto da Fundação da Água Fria. O volume das precipitações depois das 7 horas será divulgado a partir das 7 horas deste sábado, 1º.
Como as chuvas são descentralizadas, há diferenciações de registros entre os postos e também não há como prever os locais que poderão ter precipitações mais intensas.
As chuvas são ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável por induzir chuvas no Estado durante a quadra chuvosa (de fevereiro a maio). O satélite GOES-13, utilizado pela Funceme para análise, aponta nuvens em todo o Ceará, principalmente sobre o litoral.
A Funceme aponta nebulosidade variável com chuva em todo o Ceará, nos próximos dois dias.
* Registro às 9h55min (dados são atualizados ao longo do dia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário