José Freire (PEN) foi vereador de Fortaleza de 2009 a 2012, quando fazia parte do PTN. À época, tanto Freire quanto o partido faziam parte da base de Luizianne Lins (PT), que foi defendida pelo vereador nos momentos de crise.
“Minha nota é dez para a prefeita porque eu vejo que ela fez muito pela cidade em todos estes anos, principalmente nas áreas sociais, como educação e saúde”, disse o parlamentar em março de 2012, quando Luizianne fora mal avaliada pelos vereadores.
Eleito novamente, após não ter alcançado reeleição em 2012, Freire mudou de partido, de lado e de opinião. No PEN, integra base de Roberto Cláudio (PDT) e desfia elogios ao pedetista; à ex-aliada, reserva fortes críticas - o vereador atribui a Luizianne parte da culpa do insucesso de sua reeleição para a Câmara em 2012.
“Ficava de resolver as coisas e, pra mim, nunca resolvia. Ela era muito fechada, muito difícil. Com RC acho que vai ser bem mais diferente. É mais amigo e trabalhador”, afirma, alegando “sempre” ter sido “anti-PT”.
Taxista, o vereador, que tem base eleitoral na Grande Messejana e no Parque Santa Maria, também pretende representar a categoria - ele é contra a regulamentação do Uber em Fortaleza, reclamando maior fiscalização dos motoristas.
Confira a entrevista da série do O POVO que apresenta os novos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza.
O POVO - Que projetos o senhor planeja apresentar neste novo mandato?
José Freire - Uma das grandes lutas que quero ter é para ter pelo menos 90% das escolas públicas da rede municipal de ensino se transformando em escolas de período integral. O jovem hoje está ficando muito da rua. O pai de família sai pra trabalhar e quem cuida são usuários de drogas e traficantes. Escolas de período integral com certeza tirarão jovens das ruas. Vai melhorar muito. Na área de saúde, vejo nas comunidades pais de família loucos sem saber como conseguir medicamento. Sei que nosso prefeito está lutando por isso, mas precisa ser resolvido o mais rápido. Você chega aos postos de saúde e, quando tem medicamento, não tem médico; quando tem médico, não tem medicamento.
OP - Foi comerciante, hoje taxista. Por que decidiu entrar na política?
José Freire - Foi através de amigos, que disseram pra entrar na política porque gosto de ajudar o povo. Sempre gostei muito de ajudar comunidades. Pessoas carentes chegavam pedindo medicamentos e tal. Estando aqui é mais fácil ajudar uma pessoa carente.
OP - O senhor era parte da aliança com Luizianne. Hoje, é da base de RC. Ainda tem simpatia pelo PT?
José Freire - Na época, tínhamos. Mas tive problemas sérios com o pessoal da Luizianne. Inclusive, ela contribuiu muito pra minha derrota, essas coisas dela. Ficava de resolver as coisas e, pra mim, nunca resolvia. Ela era muito fechada, muito difícil. Com o Roberto Cláudio acho que vai ser bem mais diferente, é mais amigo e trabalhador. A Luizianne ninguém via. O RC você vê nas ruas, nas obras. É totalmente diferente a gestão. Eu nunca me identifiquei com o PT. Sempre fui anti-PT.
OP - Mas o senhor dava forte apoio a ela, na época. .
José Freire - Era por conta dos compromissos que fazia pra ajudar as comunidades. Só que,infelizmente, nunca resolveu a situação. A Luizianne, na realidade, deixou muito a desejar.
OP - Como taxista, é contra a regulamentação do Uber?
José Freire - Com certeza. Contra o Uber e qualquer outro aplicativo que não seja o do táxi. Sou a favor da minha categoria. Mas, se não houver uma solução, os taxistas vão ter que concorrer de igual pra igual com o valor. Acho que Uber não deveria trabalhar e deveria ter mais fiscalização pra tirar eles de uma vez das ruas.
OP - Márcio Martins (PR) disse que o senhor tentou entrar no PR, mas foi barrado por ameaçar vaga dele. Há desavenças?
José Freire - Quando fica perto do tempo de se filiar, fica-se correndo atrás de partidos. Tentei porque achei que, pra mim, daria certo. Não houve desavença. Eles falaram que não dava certo, e nem foi o Márcio. Hoje ele é uma pessoa amiga. O diretor da municipal falou que eu não estava sendo aceito e não ia dar certo eu ficar.
SERVIÇO
Saiba como entrar em contato com o vereador José Freire (PEN)
Gabinete: 21 (Câmara Municipal de Fortaleza - Rua Dr. Thompson Bulcão, 830)
Leia segunda
Entrevista com o vereador Portinho (PRTB), dentista, ex-secretário do município e vice-líder de RC na Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário