Essa e outras agendas terão início no dia 14 de janeiro com a saída de comitiva do Governo do Estado do Brasil. Para o dia 15 está prevista visita ao porto de Sohar, localizado no Golfo Pérsico e que movimenta cerca de 45 milhões de toneladas anualmente. O Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, chega a cerca de 10 milhões de toneladas por ano.
O Porto de Sohar é gerenciado pela Sohar Industrial Port Company (SIPC), uma Joint-Venture, o Governo do Sultanato de Omã e o Porto de Roterdã. “Vamos ver o porto que tem como sócio o Porto de Roterdã, que vai ser conveniado com o Porto de Fortaleza (Pecém, em São Gonçalo do Amarante)”, informa Antonio Balhmann, assessor de Assuntos Internacionais do Estado.
O próximo destino, nos dias 16 e 17 de janeiro, será o Teerã, no Irã. Lá o Estado prospecta investimentos da National Iranian Oil Company (Nioc) na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE). A Estatal atuaria nas área de refino e petroquímica, com a condição de comprar petróleo do Irã.
“Na agenda está encontro com o CEO da Nioc, Ali Kardor, e com o novo embaixador do Brasil no Irã, Rodrigo Azeredo”, diz.
Haverá encontro ainda com o ministro do Petróleo do Irã, Bijan Namdar Zangeneh, em que o Estado conta com apoio para negociações e apresentar, além da ZPE, projetos da refinaria e do parque de tancagem (armazenamento de combustível que tem de ser transferido do Mucuripe para o Pecém).
A penúltima agenda será cumprida na China, que inclui encontro com empresa Guangdong Zhenrong Energy, que assinou com o Ceará, em 14 de novembro de 2016, memorando de entendimento para que a empresa chinesa realize estudo de implantação de uma refinaria na ZPE. A previsão de investimento é de US$ 4 bilhões, com financiamento chinês.
“Discutiremos as bases do projeto da refinaria e a agenda da empresa aqui no Ceará. Na ocasião, serão mobilizados os agentes financeiros ao projeto, como bancos chineses e o Banco do Brasil (BB). O superintendente, do BB em Xangai estará no encontro na província chinesa de Guangdong, já que o banco brasileiro é um dos signatários do acordo Brasil-China”.
Antes de retornar ao Brasil, Balhmann diz que prospectarão empresa para dessalinizar água do mar no Ceará e visitarão uma planta de “alto rendimento” em Jebel Ali, Dubai, da italiana Fisia Italimpianti.
Saiba mais
O Acquario recebeu para as obras R$ 136,1 milhões. O governador disse ao O POVO, na última quinta-feira, que não investirá mais dinheiro público no equipamento
Falando em Governo, Ferruccio Feitosa, agora ex-presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece) passa para o secretariado da Regional II da Prefeitura de Fortaleza. Assume, como interino da Adece, Silvio Carlos. Ele é diretor de Agronegócio da Agência e Pós-Doutor em Irrigação pela Universidade da Califórnia, Davis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário