Por que é o presidente da Câmara Municipal que dará posse ao prefeito Roberto Cláudio e ao vice Moroni?
O prefeito Roberto Cláudio (PDT) tomará posse do seu segundo mandato à frente do Palácio do Bispo, neste domingo (1º), por volta das 18 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza. O vice-prefeito Moroni Torgan (DEM) também será empossado na mesma solenidade.
A posse será dada pelo presidente eleito da Mesa Diretora, biênio 2017/2018, em eleição que ocorrerá a partir das 16 horas, no Plenário da Câmara Municipal. O atual presidente do Legislativo de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), é o candidato de consenso entre os parlamentares da Legislatura 2017/2020. Antes da eleição da nova Mesa Diretora, haverá a posse dos próprios vereadores, em sessão presidida por Célio Studart (SD), o mais votado na eleição de outubro último.
O prefeito Roberto Cláudio e o vice-prefeito Moroni Torgan serão empossados pelo presidente do Legislativo de Fortaleza porque é a Câmara Municipal o Poder Público que legitimamente representa a população.
A Câmara Municipal de Fortaleza é composta por 43 vereadores que, pela regra eleitoral, foram votados por eleitores que apoiaram para prefeito o Roberto Cláudio, Capitão Wagner (PR), Luizianne Lins (PT), Heitor Férrer (PSB), Ronaldo Martins (PRB), Tin Gomes (PHS), João Alfredo (Psol) e Francisco Gonzaga (PSTU), o que aponta uma composição plural e legitimamente é o Poder Público que representa a população de Fortaleza na sua totalidade.
Essa mesma representatividade plural faz como que o Poder Legislativo apresente ao mesmo tempo governo e oposição, fato que não ocorre no Poder Executivo, onde só existe governo. Essa característica do Legislativo aponta o Parlamento como o locus da Democracia Representativa do Estado Moderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário