sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

DEFAULT Esquema criminoso no BNB é alvo de operação da Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta sexta-feira, 2, uma operação contra um esquema criminoso instalado nas estruturas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que se beneficiava de financiamentos irregulares para a compra de maquinários pesados. O prejuízo é avaliado em R$ 41 milhões. Intitulada de "Default", a ação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, cinco de sequestro de bens e dez de intimação. A ordem judicial é da 15ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará.

De acordo com a investigação da PF, um prefeito eleito no interior do Ceará é o principal alvo da operação. O esquema envolvia empresários e funcionários do BNB. O grupo investigado abria empresas e fazia financiamentos com intuito de adquirir maquinários pesados. Entretanto, após receber o financiamento, as empresas eram fechadas e, assim, não pagavam o financiamento.

A PF instaurou o procedimento em outubro de 2014 para apurar a prática de crime contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN), além da organização criminosa que atuava no BNB para a obtenção irregular de financiamento com a utilização de recursos do Fundo Constitucional do Nordeste.

Participaram da ação 57 policiais federais que estão dando cumprimento às medidas cautelares, nos Municípios de Fortaleza, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Tabuleiro do Norte, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte. 

Um dos alvos é o prefeito eleito de Morada Nova, município do Vale do Jaguaribe, Wanderley Nogueira (PT), ligado ao deputado federal José Guimarães. A reportagem ainda não conseguiu localizar o político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário