terça-feira, 29 de novembro de 2016

ANAC Anac vetou voo fretado da Chapecoense

A delegação da Chapecoense que sofreu um acidente aéreo na madrugada desta terça-feira, 29, precisou mudar o voo na segunda-feira, 28, por uma decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que não autorizou que viajassem em um avião fretado da Colômbia que deveria partir do aeroporto de Guarulhos. Após veto da Anac o planejamento foi alterado.
O motivo do veto se deu porque há acordos internacionais que definem que a empresa fretada deve ser do local de destino ou do local de partida, ou seja, a empresa deveria ser colombiana ou brasileira. A empresa que seria contratada era da Venezuela. 

A equipe então embarcou em um voo comercial da companhia boliviana BoA até a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde pegou outro avião, da companhia LaMia. A aeronave, com nove tripulantes e 72 passageiros, era aguardada no aeroporto Internacional José Maria Córdova Rionegro, em Medellín, por volta de meia-noite na Colômbia, mas acabou por cair cerca de 22h15min horário local (madrugada no Brasil).
Confira a nota oficial da Anac:
"A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que a empresa boliviana Lamia Corporation solicitou autorização de voo à ANAC para o transporte do time de futebol Chapecoense que faria um torneio na Colômbia. O voo partiria do Brasil para a Colômbia, na segunda-feira, 28/11, segundo a solicitação. O pedido foi negado com base no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) e na Convenção de Chicago, que trata dos acordos de serviços aéreos entre os países. O acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê operações como a solicitada.

Complementando a negativa do pedido, a ANAC informou ao solicitante do voo que o transporte poderia ser realizado por empresa aérea brasileira e/ou colombiana, conforme a escolha do contratante do serviço, nos termos dos acordos internacionais em vigor.

A ANAC se solidariza com os familiares das vítimas do acidente ocorrido nesta madrugada, 29/11, com o time da Chapecoense, nas proximidades de Medellín, na Colômbia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário