Depois de 22 anos ou cerca de oito mil dias de espera, ontem o Palmeiras se sagrou novamente campeão brasileiro, quando festejou o seu nono título da principal competição do País.
A geração de Gabriel Jesus e Dudu conseguiu unir as duas pontas da história — 15 de dezembro de 1994, data do último título, e 27 de novembro de 2016, a conquista atual — com a vitória sobre a Chapecoense por 1 a 0 no Allianz Parque, gol de Fabiano no primeiro tempo para um público de 40.986 espectadores.
A partida foi a despedida do atacante Gabriel Jesus atuando em casa. No mês de janeiro, o atacante se transfere para o Manchester City. O jogo de ontem foi, na verdade, uma contagem regressiva até o título palmeirense. Dono do melhor ataque e da melhor defesa, a equipe fez uma campanha regular e constante, chegando aos 77 pontos, sete de vantagem sobre o vice-líder Flamengo, faltando uma rodada para o encerramento da Série A do Brasileiro 2016.
Agora, o Palmeiras se isola como time com maior número de títulos de campeão brasileiro, 9 — a CBF reconhece a Taça Brasil (1960 e 1967) e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969) como equivalentes ao Brasileiro, também conquistado em 1972, 1973, 1993 e 1994.
O JOGO
O Palmeiras demorou para dominar a Chapecoense. Construiu o gol da vitória depois de cobrança de falta bem ensaiada. Aos 25 minutos, o lateral Fabiano marcou após cobrança de Zé Roberto, furada de Moisés e toque de letra de Gabriel Jesus. A vantagem marcou o início da festa definitivamente. E do domínio da partida.
O cenário não se modificou no segundo tempo. Com qualidade na troca de passes, a equipe palmeirense criou boas chances, mas não conseguiu ampliar.
Gabriel Jesus e Dudu sempre levaram vantagem sobre os zagueiros, mas pecaram na finalização. Antes dos 30 minutos, a torcida começou a entoar inúmeros cânticos para celebrar o fim do jejum. “Está chegando a hora” e “Festa no chiqueiro” tomaram conta das arquibancadas, que deixaram o jogo em segundo plano. Os gritos de “É campeão” surgiram por volta dos 37 minutos. O técnico Cuca foi saudado como um dos grandes protagonistas do título.
Na última rodada, o Palmeiras apenas cumprirá tabela contra o Vitória, no domingo, em Salvador, enquanto no mesmo dia e horário a Chapecoense — que entrou em campo com time misto visando a disputa da final da Copa Sul-Americana — fechará a sua campanha diante do Atlético-MG, em Chapecó. (das agências)
Nenhum comentário:
Postar um comentário