O Governo do Estado nomeou, na manhã desta sexta-feira, 26, 255policiais civis como parte do Pacto Ceará Pacífico. O número representa aumento de 30% no atual efetivo. Na reunião, realizada no Palácio da Abolição, também foi assinado convênio para educação de internos do sistema penitenciário. O eixo voltado para segurança envolve projetos e ações de prevenção da violência e redução da criminalidade.
Conforme o governador Camilo Santana, as nomeações vão permitir instalação de novas delegacias 24 horas em Quixadá, Iguatu, Crato e Crateús. O demais aprovados devem ser chamados no próximo mês de outubro e fevereiro de 2017.
O projeto Um novo tempo, que vai levar educação à distância para as unidades prisionais, é realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Procuradoria Geral e a Organização Educacional Farias Brito. O programa deve preparar os internos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de trabalhar com alfabetização e conceder bolsas de estudo para ensino superior para apenados do regime aberto, semiaberto e egressos do sistema penitenciário.
Índice de criminalidade
Conforme apresentado no evento, no primeiro semestre, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) caíram 75,7% na Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) I. Na área que compreende os bairros Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe, o número diminuiu de 37 mortes para nove. Na Uniseg II, a queda foi de 42,9%, caindo de sete para quatro mortos. A área compreende os bairros Aldeota, Varjota, Meireles e Praia de Iracema. Já os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), reduziram de 10,8% na Uniseg I (de 279 casos a 249); e 7,6% na Uniseg II (de 1.769 para 1.634).
Nenhum comentário:
Postar um comentário