domingo, 5 de junho de 2016

Olimpíadas. Quem levará a tocha no Ceará

A partir da próxima terça-feira, 7, o revezamento da Tocha Olímpica passará por 12 municípios do Ceará. Só em Fortaleza serão 35 km de percurso e 173 condutores da chama, neste tradicional evento que precede a abertura das Olimpíadas. Contudo, mesmo antes de o tour da tocha chegar ao Estado, a lista dos selecionados para carregar o símbolo tem gerado polêmica. Enquanto nomes sem ligação com o esporte desfilarão, atletas com histórico vencedor foram deixados de lado pela organização da Rio-2016.

O nadador cearense Carlos Alberto Maciel, 38, foi medalha de bronze no ParaPan de Toronto, em 2015, e tem chances de selar vaga para os Jogos Paraolímpicos deste ano. Mas foi informado, no início do mês passado, que estava fora da lista de condutores. “Pensei ali mesmo em parar de competir, tamanha a falta de reconhecimento”, lamentou. Só que Betão protagonizou reviravolta. Após campanha nas redes sociais, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) entrou em contato para incluí-lo na condução.

A situação aconteceu também com o mesatenista David Freitas, 38, único paratleta cearense já classificado para as Paraolimpíadas. “Sou o 21º do mundo. Receber a notícia que meu nome não estaria lá foi decepcionante. Mas enviei reclamação ao COB e eles me incluíram”, relatou. Ele conduzirá a tocha em Aracati.

A mesma sorte não teve o triatleta Wesley Matos, 28. Natural de Fortaleza, ele é o 4º melhor brasileiro do ranking olímpico internacional de triatlhon. Não foi lembrado. “O Governo do Estado deveria indicar os nomes certos”, disse.

Ao O POVO, a assessoria do Governo do Estado alegou que não tem o poder de indicar nomes de atletas. A informação entra em conflito com o dito pela Secretaria do Esporte do Ceará: “o Estado apresentou sugestões de nomes, mas esclarece que não teve ingerência na seleção dos condutores do revezamento da Tocha Olímpica, sendo este processo de competência do comitê organizador da Rio-2016 e de seus parceiros”, divulgou, em nota. A reportagem entrou em contato com a organização da Rio-2016 ao longo da última semana, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição. O secretário do Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, participará do revezamento.

Condutores
Os nomes dos condutores são escolhidos pelo Comitê Organizador da Rio-2016 e por três empresas patrocinadoras dos Jogos: Coca Cola, Nissan e Bradesco. Entre os nomes na cota dos patrocinadores estão os vocalistas da banda Aviões do Forró, Xand Avião e Solange Almeida. “Estou muito feliz”, contou Xand.

A presença de artistas e autoridades alheios ao contexto esportivo incomoda quem foi desprezado pela organização. “Muitos vão pegar a tocha sem nenhum merecimento”, destacou Betão.

Os organizadores não divulgaram o nome completo da lista de condutores. Mas estão entre os que levarão a tocha: Alberto Bial (Basquete Cearense), Davi Rossetto (Basquete Cearense), Maria da Penha, Hedla Lopes (triatleta com títulos no IronMan), Elione Silva (paratleta) e Ronaldo Lima (criador do projeto social Atleta Nota 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário