O número de casos confirmados de dengue em Fortaleza caminha para redução pelo segundo mês consecutivo. O POVO visitou os bairros que apresentam a maior incidência da doença neste ano. Agentes da Prefeitura já se preocupam com o “olho do furacão”, como definem período a partir de maio, quando historicamente há maior infestação do Aedes aegypti. O fim da quadra chuvosa nessa época favorece acúmulo de água.
Entre janeiro e a primeira quinzena de abril deste ano, foram registrados 1,7 mil casos de dengue em Fortaleza. No mesmo período do ano passado, o número era de 6,6 mil. Nélio Morais, coordenador da Célula de Vigilância Ambiental de Riscos Biológicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atribui à adesão popular ao combate ao mosquito e à melhor distribuição de chuvas os números reduzidos de casos.
“Ainda vamos ter contabilizados casos de abril e março, que está praticamente fechado”, explicou. Em março de 2015 foram 1,5 mil casos confirmados. Neste ano, o número de diagnósticos caiu para 486. Em abril de 2015, foram 4 mil infectados com a doença. Este mês, até a primeira quinzena, foram 86 casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário