Para o assessor de investimentos e planejador financeiro, Jansen Costa Silva, o investidor deve conhecer poucas aplicações isentas mas, ele diz, hoje, nove investimentos proporcionam essa vantagem. Quem compra ações diretamente não precisa pagar IR. Mas esse é um mercado de renda variável que exige um mínimo de conhecimento. Jansen explica que sempre que a soma de todas as ações vendidas em um único mês for inferior a R$ 20 mil, os ganhos são líquidos. Acima, vai cair na alíquota de 15%. Esse ativo que pode sofrer grandes variações.
O especialista em educação financeira, Samuel Magalhães, ressalta a importância de um assessor de investimentos nesse processo. Além das LCIs e LCAs, ele cita o Certificado de Recebíveis imobiliários (CRI) e Certificado de Recebíveis Agrícolas (CRA), as debêntures incentivadas e fundos imobiliários.
“Desses, a única rentabilidade que é variável é a dos fundos imobiliários”, comenta. Em termos de rentabilidade, existe uma grande variação, dependendo do produto e da instituição financeira. “Mas podemos estimar algo próximo de 1% a.m.”, diz, reforçando a importância do investidor estudar cada um desses produtos, identificar o mais adequado ao seu perfil e objetivos. Defende que se pesquise as opções disponíveis e consulte um profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário