quarta-feira, 2 de março de 2016

Consumidor passou 12,27 horas sem energia

Cada consumidor atendido pela Coelce passou, em média, 12,27 horas sem fornecimento de energia em 2015. Foi um período 31,79% maior ante 2014, quando o número chegou a 9,31 horas. Os dados são da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) e referem-se à Duração Equivalente por Consumidor (DEC). No número de interrupções, houve elevação de 45,92%, totalizando 6,8 vezes no ano, ante 4,66 em 2014. Este dado é calculado pela Frequência Equivalente por Consumidor (FEC).
O atual registro do DEC é o segundo maior desde 2005, quando o resultado era de 12,45 horas. Depois daquele ano, o DEC diminuiu até 2010, quando registrou 7,54 horas, o menor valor desde 2002. Ao se comparar os valores de 2015 com os de 2010, observa-se aumento de 62,73%. “O consumidor, a cada ano, tem passado mais tempo sem o fornecimento de energia elétrica”, diz Eugênio Bittencourt, coordenador de Energia Elétrica da Arce. “Em outras palavras, há indicação clara de piora de desempenho da concessionária”.

Março foi o mês de piores índices em 2015 - tanto em número de interrupções quando no tamanho do período sem energia. Foram 2,42 horas e 1,29 interrupção no fornecimento. Essa época coincide com a falha na subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que gerou um desligamento afetando Fortaleza, Região Metropolitana e municípios da Região Norte do Estado.

Já dezembro foi o mês com maior número de pessoas prejudicadas, totalizando 3,345 milhões de consumidores que sofreram interrupção de energia elétrica no Estado.

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