Adolescentes do Centro Educacional Patativa do Assaré (Cepa) fizeram uma rebelião na unidade, na noite deste domingo, 21, no bairro Ancuri, em Fortaleza. Dois educadores ficaram feridos e três internos fugiram, conforme o Batalhão de Polícia de Choque (BP Choque). Com essa ação, sobe para 20 o número de rebeliões e motins no sistema socioeducativo cearense, somente em 2016.
Segundo o major Alexandre Ávila, comandante do BP Choque, a rebelião começou por volta das 18 horas, mas foi controlada às 18h30min. Ele disse que dois educadores ficaram machucados, mas não foram repassadas informações sobre o estado de saúde deles. A confusão foi iniciada por jovens das celas 6 e 7, que serraram grades e passaram pela entrada da unidade, gerando tumulto entre os outros internos. A recontagem dos adolescentes foi finalizada por volta das 20 horas.
O juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes, diz que na última semana, houve rebeliões ou tumultos nos centros socieoducativos “praticamente todo dia”. “Os incidentes de médio e grande porte este ano estão mais constantes do que no ano passado. E mais, se contássemos esses casos pequenos, quando quatro ou cinco adolescentes jogam pedras em instrutores, por exemplo, o número [de ocorrências nos centros] seria bem maior”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário