quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Hospital de Messejana suspende cirurgias em crianças por falta de suprimentos médicos

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes precisou suspender as cirurgias no setor de Cardiologia Pediátrica, durante a terça-feira, 1º, e a tarde desta quarta-feira, 2, por falta de medicamentos e insumos básicos. O POVO Online apurou que nove médicos que atuam na enfermaria, no ambulatório e no ecocardiograma, ligados a cooperativas, também paralisaram as atividades na terça por falta de pagamento, ocasionando a suspensão do atendimento. Nesta quinta-feira, 3, os médicos pretendem realizar pelo menos uma cirurgia – normalmente são realizadas duas por dia.

A situação sobre a falta de suprimentos médicos foi denunciada ao Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), em documento datado do dia 1º de dezembro, que O POVO Online teve acesso. O órProcurada pelo O POVO Online, a Secretaria da Saúde do Estado admitiu "estoque restrito no hospital", mas afirmou que está concluindo a compra dos insumos. Sobre os cooperados, a Sesa informou que o pagamento dos profissionais de todas as cooperativas teria início nesta quarta.

Um médico da unidade, que preferiu não se identificar, disse que os profissionais estavam sem receber desde agosto, mas retornaram as atividades após reunião com a direção do hospital, que prometeu pagar os salários atrasados. Com isso, o atendimento funcionou normalmente nesta quarta. Segundo ele, a continuidade das suspensões vai depender dos suprimentos médicos.

"Hoje pela manhã teve cirurgia mais simples. Na parte da tarde, já faltou material. A falta de material pode comprometer a cirurgia de urgência. Hoje tinha uma com certa urgência, mas não deu. As eletivas já estão sendo sacrificadas", comentou. O setor da Cardiologia Pediátrica busca realizar duas cirurgias por dia, conforme relataram médicos da unidade. De terça para quarta, três crianças tiveram suas cirurgias suspensas. gão confirmou que a nota foi protocolada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário