Os recursos para a abertura do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) em Quixeramobim, a 206 km de Fortaleza, estão garantidos. A liberação da verba (50% da União) para a abertura do HRSC foi comunicada ao governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Castro. O encontro aconteceu em Brasília, nesta quarta-feira, 30. Nesta semana, um protesto simbólico na cidade cobrou do Governo do Estado a funcionalidade do equipamento que completou um ano na segunda-feira, 28, da “visita inaugural” do ex-governador Cid Gomes (PDT). A previsão é que a unidade de saúde seja aberta à população do Sertão Central no primeiro trimestre do próximo ano.
Em entrevista ao O POVO desta terça-feira, 29, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), informou que cerca de 4% das obras, que faltava para a conclusão da unidade, ainda estava em andamento. Na mesma ocasião, a secretaria disse que o Governo do Estado negociava recursos com a União para colocar o HRSC em funcionamento desde o início do ano.
Para o governador Camilo Santana, a liberação da verba federal servirá como apoio à saúde da população cearense. “Solicitei ao ministro a garantia dos recursos de 50% do custeio para colocarmos em funcionamento o hospital, algo que já estava acordado antes da troca no ministério. Agora, ele garantiu a liberação para o início do ano. A unidade é muito importante não só para o Sertão Central, mas para todo o nosso estado”, disse o parlamentar. Na reunião com o ministro, Camilo estava acompanhado do secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, e do deputado federal José Guimarães.
Aproveitando a situação de estar na capital brasileira, Santana também participou de audiência com o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. . “Tratamos de projetos importantes para o Ceará, na área da saúde, estradas e o Cinturão das Águas. Saio otimista da reunião, porque a visão do novo ministro é de que são importantes esses novos financiamentos para a economia dos estados, com a geração de novos empregos”, elogiou o petista. Para ele, o estado do “Ceará tem todas as condições de contrair novos empréstimos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário