terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Com aumento na conta de água, consumidor terá de economizar

“A água da minha casa é usada somente para higiene pessoal e lavagem de roupas. Eu quase não fico em casa e, pelo visto, terei de economizar ainda mais”, conta Wilton Rebouças, 20, que já se prepara para o aumento na conta de água. A partir deste sábado, 19, todos os consumidores terão de pagar aumento médio proporcional de 12,9% na fatura. 

Além disso, no mesmo período, começará a valer a tarifa de contingência. Quem não economizar pelo menos 10% do consumo médio - calculado de outubro de 2014 a setembro de 2015 - irá pagar multa de 120% sobre o excesso. O valor de contingência foi aprovado devido à escassez hídrica no Estado. Nesse contexto de estiagem e aumento das tarifas, o fortalezense terá de mudar os hábitos.

O estudante de Direito Eduardo Feijó, 24, mora com os pais e a irmã e conta que as ações para redução de consumo começaram a ser feitas. Recentemente, a família trocou a torneira do banheiro, que apresentava vazamento, e a da pia da cozinha. Optaram por torneiras com sistema arejador, que mistura ar ao jato de água e economiza cerca de seis litros por minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário