A hospitalidade do brasileiro foi a característica mais bem avaliada porturistas internacionais em 2014, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 18, pelo Ministério do Turismo, que identificou o perfil do viajante estrangeiro que visitou o Brasil no ano passado.
Do total, aprovam a forma acolhedora e a simpatia dos brasileiros 97,2% dos entrevistados, dos quais 95,1% apontam essa característica como motivo para voltar. Na sequência, vêm gastronomia (94,4% de aprovação) e hospedagem (92,4%).
O levantamento revela tendências que já tomavam corpo nos anos anteriores, como o crescimento da hospedagem alternativa (47,3%), escolhida por quase metade (47,3%) dos estrangeiros que visitam o Brasil. No ano passado, a procura por imóveis de temporada e por campings e albergues recepcionaram, juntos, 24% do total de visitantes, a maior dos últimos sete anos.
Outros destaques da pesquisa são o uso da internet para escolher hospedagem (42,5%) na preferência do público, e mudanças como a ascensão de São Paulo como destino de lazer (2º posição) e de Brasília como a cidade em que os estrangeiros mais gastam (US$ 139,91).
A pesquisa foi feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e ouviu 44.080 entrevistados, sendo mais de 10 mil turistas apenas durante a Copa do Mundo. Além disso, o levantamento foi feito em 15 aeroportos brasileiros e 10 fronteiras terrestres, que representam mais de 90% do fluxo terrestre internacional.
“O Brasil é o País número um do mundo em recursos naturais, mas também se destaca pela projeção em negócios e eventos. Ao sediar a Copa do Mundo e eventos como o Rock in Rio e os Jogos Olímpicos, nosso País tende a se destacar e se tornar um destino cada vez mais desejado pelos estrangeiros”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. O Brasil recebeu 6,4 milhões de estrangeiros no ano passado.
Visitantes
Os argentinos continuam sendo nossos principais visitantes – representam 27,1% do total de estrangeiros que visitou o País no ano passado. O lazer permanece como a principal motivação dos turistas, registrando em 2014 o maior índice da série histórica. A maioria deles está em busca de sol e praia.
Os gastos dos visitantes a negócios e a lazer subiram, sendo que, a lazer, atingiu seu maior valor em 2014. Em Brasília (DF), o gasto médio por pessoa por dia foi o maior (US$ 139,91), o mais alto entre os principais destinos turísticos do País.
Os turistas da Europa e dos Estados Unidos permanecem duas vezes mais que os visitantes da América do Sul. Houve, no entanto, ano a ano, um aumento, em todas as nacionalidades, no período de permanência no Brasil. O Rio de Janeiro permanece no topo da preferência. É a primeira vez, no entanto, que São Paulo aparece entre os três destinos mais visitados, ganhando posições ocupadas tradicionalmente por Florianópolis (SC) e Foz do Iguaçu (PR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário