O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira, 9,edital para a reposição de vagas desocupadas doMais Médicos desde o último processo de seleção, realizado em julho. No Ceará, 26 municípios, que possuem 34 postos remanescentes, devem aderir ao certame até o dia 15 de outubro para confirmar a necessidade das vagas. Os médicos podem se inscrever naseleção entre os dias 13 e 18 de outubro.
“Não é incomum médicos que estejam no Programa serem aprovados na residência médica, receberem uma proposta de emprego ou passarem em um concurso, por exemplo. Isso é uma realidade na profissão médica, que tem um mercado de trabalho aquecido”, explica o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.
De acordo com ele, os editais trimestrais garantem a reposição rápidas das vagas ociosas, mantendo a “prestação dos serviços nas unidades básicas de saúde. “Não é incomum médicos que estejam no Programa serem aprovados na residência médica, receberem uma”. No Brasil, são 323 municípios poderão preencher 410 vagas ociosas.
Segundo o Ministério, os postos em aberto que não forem solicitados pelos ou que estão suspensos temporariamente pela coordenação do Programa poderão ser disponibilizados nas próximas seleções, dependendo do município e da regularização da suspensão. Em julho, 100% das 276 vagas foram preenchidas por médicos brasileiros com registro no País.
Ao todo, o Programa conta com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas. Os interessados poderão escolher, a partir do dia 20, até quatro cidades de diferentes perfis onde desejam atuar. A previsão é que os primeiros profissionais brasileiros selecionados nesta etapa iniciem as atividades no início de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário