Incentivar e divulgar a produção científica cearense. São esses os objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Iniciado ontem, o evento reúne instituições e jovens cientistas no desenvolvimento de soluções para problemas do Estado. A maioria dos 20 trabalhos apresenta soluções para a seca. São ideias para controlar o gasto excessivo de água e para a redução dos custos no tratamento.
Parte do evento de tecnologia InfoBrasil 2015, a feira acontece até amanhã, na Assembleia Legislativa. O projeto passará por seis regiões do Ceará.
Para Nicole Brito, da Escola Estadual Professor Antônio Valmir da Silva, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), a troca de informações com outros jovens pesquisadores permite que os projetos sejam aperfeiçoados. Ela apresentou uma pesquisa sobre economia de água.
Os 20 trabalhos expostos são de estudantes de ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas. De acordo com Marluce Brasil, presidente do Instituto InfoBrasil, as três melhores ideias serão selecionadas em cada região. O projeto itinerante divulgará novos trabalhos em cada local, totalizando 120 iniciativas para o Estado. Eles trazem soluções para problemas locais dos jovens.
Inácio Arruda, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), classificou como “fascinante” ver jovens preocupados em dar soluções para questões que “doutores e mestres muitas vezes não conseguem solucionar”. Segundo o secretário, eles conseguem apresentar boas propostas para os problemas por “estarem inseridos naquela realidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário