EMPRESAS E CONSÓRCIOS
Pinto Martins atrai mais estudos para concessão
O Aeroporto de Fortaleza foi o único que teve três estudos apresentados por consórcios na SAC

00:00 · 27.10.2015

No meio do "fogo cruzado", da disputa para atrair o centro de conexões de voo da TAM, o Aeroporto Internacional Pinto Martins foi o que despertou o maior interesse de empresas e consórcios empresariais brasileiros na elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que subsidiarão o edital de concessão do aeródromo de Fortaleza para a iniciativa privada.
Ontem, no último dia para apresentação dos trabalhos, três consórcios de empresas protocolaram na Secretaria de Aviação Civil (SAC) os estudos relativos à Capital cearense; dois grupos apresentaram levantamentos sobre os EVTEA relativos a Salvador, e apenas um grupo de escritórios elaborou análises sobre Florianópolis e Rio Grande do Sul. Os aeroportos destas três cidades também compõem o pacote de concessões de sítios aeroportuários do Programa de Investimento em Logística (PIL), do governo Federal para a iniciativa privada.

"O interesse maior foi por Fortaleza", confirmou um técnico da SAC, segundo quem, pelo menos, 40 empresas haviam se inscrito no início do mês para realizar os EVTEA dos quatro aeroportos: Pinto Martins, em Fortaleza; Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador; Hercílio Luz, em Florianópolis, e Salgado Filho, em Porto Alegre.
Composição
Técnicos da SAC avaliam que a reunião das empresas em consórcios foi uma maneira encontrada para poderem fazer os estudos integralmente, já que envolvem três áreas distintas - técnica, econômica e ambiental, o que tornou o estudo complexo para ser realizado por uma única empresa. Um total de 13 empresas formam os três consórcios, sendo o maior composto por seis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário