Com samba no pé e cartazes sobre prevenção, os participantes da II Caminhada Rosa tomaram a avenida Beira Mar em ato de conscientização e combate ao câncer de rosa. O evento teve concentração no Aterro da Praia de Iracema, a partir das 16 horas, e seguiu até a Praça dos Estressados. Logo atrás do trio elétrico, o Baqueta Clube de Ritmistas ajudava a animar o público no fim da tarde. Em cima do trio, o ex-BBB e modelo Eliezer Ambrosio participava como presença VIP.
A caminhada é um dos principais eventos da mobilização em torno do tema no Outubro Rosa, com programação realizada pela Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama (Rede Mama). Para a advogada Alessandra France, participante do evento, é importante dar visibilidade à causa no local que reúne turistas e moradores de Fortaleza. Falar sobre o diagnóstico precoce como maior chances de cura é um dos objetivos. Outro é arrecadar doações para instituições de tratamento e apoio às mulheres.
Não há casos de câncer de mama na família de Laudenia Fernandes, 43. No entanto, ela sabe que a doença pode se manifestar a qualquer hora. Por isso, faz prevenção anual com a mãe. E leva a filha para os eventos do Outubro Rosa. “É a segunda vez que venho à caminhada. É bom que minha filha participe e já cresça entendendo esta mensagem”, diz a auxiliar administrativa.
A caminhada envolveu quem participava de camisas cor de rosa e chamou atenção dos frequentadores da Praia de Iracema. Dançando ao som do samba, houve quem utilizasse a areia da praia como caminho alternativo. “Somos vitoriosas” eram os cartazes de quem já enfrentou a mastectomia (retirada do seio) ou a luta contra o câncer de mama. Além da Ala das Vitoriosas, a caminhada teve a participação das “pérolas rosas”, grupo de mulheres jovens (menos de 40 anos) diagnosticadas com câncer de mama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário