sexta-feira, 9 de outubro de 2015

450 MIL PESSOAS NO SÁBADO

Lojas abrem no feriado; comércio busca faturar

Apesar da estratégia do varejo, a expectativa é que não haja aumento nas vendas para o Dia da Criança, ante 2014

00:00 · 09.10.2015
Os shoppings de Fortaleza esperam um grande movimento de consumidores no Dia da Criança. Por isso, todos os empreendimentos irão funcionar normalmente na data ( FOTO: NATINHO RODRIGUES )
Para o feriado, o policiamento do Centro será reforçado, intensificando assim a segurança no bairro ( FOTO: JOSÉ LEOMAR )
Cerca de 450 mil pessoas devem passar amanhã pelo Centro de Fortaleza, à procura de presentes para o Dia da Criança, comemorado na próxima segunda-feira (12). Já no próprio feriado, o comércio abrirá as portas, mas o funcionamento das lojas é facultado. A expectativa para o varejo das ruas centrais é que seja um dia de faturamento normal. Nos shoppings, na próxima segunda-feira, o fluxo aguardado é de 10% a 15% maior, com a expectativa de vendas estáveis.
Para a data, o policiamento do Centro será reforçado, intensificando a segurança no bairro, com 270 policiais militares e 110 guardas municipais, como assinala o presidente da Ação Novo Centro, Assis Cavalcante. "As pessoas podem ir ao Centro no sábado, porque vai estar seguro", ressalta.
A expectativa do presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, é que não haja crescimento nas vendas no Dia da Criança em comparação a igual período do ano passado, porque a "economia em todo o Brasil está em baixa".
Mesmo assim, de acordo com pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), 58,6% dos consumidores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) irão às compras, motivados pela data, movimentando R$ 157 milhões no comércio local.
O Dia da Criança terá feriado facultativo para o comércio de Fortaleza, devido à data coincidir com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Apesar da abertura das lojas ser uma escolha do comerciante, todos os shopping centers da Capital cearense devem funcionar normalmente, enquanto as lojas de rua abrirão de acordo com o interesse do lojista.
Acordo
Segundo Assis Cavalcante, um dia fechado para o comércio resulta em uma perda de 5% no faturamento do mês.
"Nós estamos pedindo aos lojistas do Centro que abram as lojas no feriado, não só as lojas que vendem produtos para as crianças, porque a maioria das vendas acontece por impulso. Então, se eu tenho uma ótica vizinha a uma loja de games, por exemplo, ao passar na frente, desperta o desejo do consumidor", explica.
Assis Cavalcante esclarece que os empregados que trabalharem durante o feriado terão o direito a uma gratificação e uma folga na semana seguinte. No domingo (11), as lojas do Centro não vão funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário