quarta-feira, 23 de setembro de 2015

EXPECTATIVA DE CORTES

Servidores protestam por reajuste salarial

Representantes de várias categorias foram à AL reivindicar a reposição da inflação referente a 2015

00:00 · 23.09.2015
Servidores estaduais foram ao Legislativo cearense cobrar que a reposição salarial seja incluída no Orçamento referente a 2016 ( FOTO: FABIANE DE PAULA )
Servidores estaduais de diversas categorias ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa, ontem, e reivindicaram a garantia da reposição salarial dos funcionários públicos em janeiro do próximo ano. Deputados da base e de oposição se reuniram com os trabalhadores em busca de uma solução para o impasse.
As reivindicações ocorreram após reunião, ainda no mês passado, entre sindicatos e representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), quando foi apresentada a proposta de Lei Orçamentária Anual em que não foi mencionado nada referente à recomposição de perdas salariais da inflação de 2015.
Em entrevista recente ao Diário do Nordeste, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, disse que os salários do funcionalismo público estavam mantidos até o fim do ano, o que preocupou os servidores. O deputado Renato Roseno (PSOL) chegou a ler uma carta aberta dos trabalhadores contra o congelamento do salários de diversas categorias.
"As tabelas salariais se encontram defasadas e haverá uma perda real dos salários, por isso solicitamos audiência com o governador Camilo Santana em caráter de urgência. A principal prejudicada disso tudo será a população cearense", reivindicou o movimento por meio da carta lida pelo parlamentar na Assembleia. O superávit no PIB do Estado, conforme ressaltam os servidores, deve ser de mais de R$ 1 bilhão neste ano. Eles argumentam que o valor pode garantir a reposição salarial.
Má administração
Silvana Oliveira (PMDB) disse que a conta "da má administração" está sendo colocada para o trabalhador, justificando que não considera essa atitude correta. A parlamentar relata que vai estar ao lado dos trabalhadores em relação às reivindicações feitas. Zé Ailton Brasil (PP) também se associou aos profissionais e afirmou que discorda do congelamento de salários, ressaltando que isso só aconteceu no Governo Tasso Jereissati, período em que houve perdas reais.
Carlos Felipe (PCdoB), que também é servidor da área da Saúde, destacou que a Casa Legislativa não apoiará qualquer medida de congelamento dos salários dos servidores públicos e apontou que, diferentemente de 17 estados do Brasil, o Ceará está cumprindo o dever de manter o salário dos funcionários. "Essa Casa não vai aprovar isso nem o governador vai mandar mensagem tratando desse tipo de coisa", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário