O combate ao mosquito transmissor da dengue continua no Ceará com a realização de novos ciclos de pulverização de inseticida em Fortaleza, Cascavel, Itapipoca e Miraíma. Na Capital, o segundo ciclo de pulverização espacial UBV-pesado acontece de 29 de junho a 3 de julho em 22 bairros das Secretarias Regionais I, II, III, IV e V, com cobertura de 3.886 quarteirões.
Em Fortaleza a pulverização teve início na última segunda, 29, com cobertura de 507 quarteirões dos bairros Bom Sucesso, Autran Nunes, Dom Lustosa e João XXIII. Nesta terça, 30, a fumacê percorreu 485 quarteirões da Barra do Ceará, no período da manhã, e 506 quarteirões dos bairros Jockey Clube, Henrique Jorge e Parangaba. Na quarta, 1 das 5 horas às 8h30min, serão cobertos 461 quarteirões dos bairros Jardim Iracema, Quintino Cunha e Antônio Bezerra e, das 16h às 20 horas, 442 quarteirões dos bairros Serrinha, Itaperi e Vila Pery. Quinta, 2, pela manhã, o serviço será realizado em 463 quarteirões da Aldeota, Varjota e Mucuripe. À tarde é a vez da Vila Manoel Sátiro, Maraponga e Vicente Pinzon, em 504 quarteirões. O ciclo se encerra na sexta, 3, em 518 quarteirões dos bairros Vicente Pinzon, Meireles e Papicu.
Em Cascavel o primeiro ciclo de pulverização percorrerá 1.040 quarteirões e, logo em seguida, de 6 a 10 de julho, o segundo ciclo faz o mesmo itinerário. Em Itapipoca, Miraíma e distrito de Brotas o percurso compreende mil quarteirões para o cumprimento de três ciclos de pulverização, de 29 de junho a 3 de julho, 4 a 9 de julho e 10 a 14 de julho.
O fumacê, nome popular para a Pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto. O inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. A recomendação aos moradores é que abram portas e janelas das casas na passagem do fumacê para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário