segunda-feira, 29 de junho de 2015

Fumaça negra de veículos pode custar até R$ 5.600
A- A A+
Nas rodovias cearenses, não é difícil de ver veículos emitindo grande quantidade de fumaça escura. A fumaça é poluente e altamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Para o motorista que trafega em um veículo emitindo fumaça negra, a multa pode chegar a R$5.600.
No Ceará, a região do Cariri é a que possui mais veículos emitindo fumaça acima do permitido. Segundo o gerente do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Lincoln Davi, nos últimos três anos os municípios do Cariri vêm liderando o ranking dos que apresentam maior número de carros com este tipo de irregularidade.
Para combater este tipo de poluição, a Semace conta com o Programa Fumaça Negra, que tem o objetivo de controlar, através de blitze, a emissão desses gases por veículos (movidos a diesel) que circulam nos principais corredores do Estado. Em março, a equipe do programa realizou blitze nos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente. Dos 424 veículos vistoriados, 21 estavam emitindo fumaça acima do permitido. Segundo dados da Semace, em Juazeiro do Norte, nove carros foram flagrados emitindo fumaça em excesso. Barbalha veio logo atrás com sete, e o Crato, com cinco.
O programa existe desde 1990. Em entrevista ao jornal O Estado, o gerente do Nuam destaca que há uma redução significativa nos índices de veículos fora dos padrões. “Se formos comparar o número de veículos multados, de um total de mais seis mil veículos que foram vistoriados, observamos que o programa está surtindo efeito. Quando o programa começou, tínhamos mais de 33% dos veículos vistoriados fora dos padrões, e hoje, a gente já tem uma média de 1%. Isso significa que o programa está surtindo efeito. Talvez por causa da conscientização gerada com as blitze, mas também por causa da renovação da frota de veículos nos municípios que acontece ano a ano. Infelizmente a frota de veículos no Cariri ainda é bem antiga ”, observou Lincoln.
De acordo com a Semace, as blitze são realizadas em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC), as Polícias Rodoviária Estadual e Federal e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Nessas blitze são fiscalizados transportes alternativos, caminhões, ônibus e veículos particulares”, acrescentou Lincoln.

Nenhum comentário:

Postar um comentário