ENERGIA
Cliente pode parcelar segunda conta
03.05.2015
Para isso, o consumidor precisa quitar a primeira fatura integralmente; a segunda pode ser dividida em duas vezes
Os clientes da Companhia Energética do Ceará (Coelce) que receberam duas faturas com vencimento no mês de abril já podem procurar os canais de atendimento da empresa para parcelar o valor da segunda conta, caso considerem necessário. Para ter direito ao parcelamento, os consumidores de Fortaleza e região metropolitana terão de quitar a primeira fatura integralmente, como valor de entrada, podendo dividir a segunda em até duas vezes sem juros.
Os clientes interessados em dividir o valor da segunda conta precisam procurar os canais de autoatendimento da Coelce, por meio do Call Center (0800 2850196) ou as lojas de atendimento, cuja relação completa pode ser encontrada no site www.Coelce.Com.Br.
No portal da companhia, por exemplo, o usuário deve clicar em "atendimento", que fica no canto superior direito da tela. Em seguida, nas "opções de contato", no lado esquerdo, basta escolher "lojas de atendimento". Lá, o cliente só precisa selecionar o município e encontrar a loja mais próxima. Em Fortaleza, são sete unidades: Aldeota, Carlito Pamplona, Centro, Conjunto Ceará, José Walter, Messejana e Parangaba. As lojas funcionam das 7h30 às 17h30.
Justificativa
Segundo a Coelce, "essas medidas foram desenvolvidas para reduzir o impacto aos clientes afetados pela mudança". A companhia informa, ainda, que a mudança na data de vencimento "foi feita para melhorar o processo de leitura e entrega das contas de energia, não havendo nenhuma relação com a revisão tarifária da companhia".
A denúncia sobre a dupla cobrança da Coelce foi feita, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste. Matéria publicada na edição do dia 18 de abril, no caderno de Negócios, mostrou a insatisfação de diversos consumidores em relação ao problema. "É a primeira vez que recebo duas cobranças da Coelce. Acho um absurdo, principalmente porque verifiquei um aumento de 61% no preço do kWh, na segunda fatura, em relação a anterior", disse um dos consumidores entrevistados. "Eu já paguei as duas contas, mas se não tivesse dinheiro? A Coelce iria abonar a multa e os juros?", questionou outra cliente.
A repercussão da notícia levou o Departamento Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza) a notificar a Coelce, pedindo para que a companhia explicasse o motivo de ter enviando duas contas para mais de 78 mil consumidores de Fortaleza e região metropolitana e não cobrasse multas e juros, em caso de atrasos nos pagamentos da segunda fatura. A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Ceará também cobrou respostas à companhia.
Já o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), instaurou um procedimento administrativo para apurar possíveis irregularidades cometidas pela Coelce. Para o órgão, a ausência de informações sobre as medidas adotadas viola preceitos determinados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
"A instauração do procedimento se fez necessário, pois entre os dias 20 e 24 de abril foram efetuadas 29 reclamações junto ao órgão", afirmou a secretária executiva do Decon, Ann Celly Sampaio Cavalcante.
Comunicado
Em nota publicada ontem nos jornais, a Coelce comunicou aos consumidores as condições de parcelamento para a quitação da segunda conta com vencimento em abril. "A Coelce esclarece que as contas recebidas correspondem a períodos diferentes de consumo de energia. A mudança foi realizada para melhoras o processo de leitura e entrega das contas de energia, seguindo a legislação em vigor", disse.
Lojas da Coelce
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