domingo, 26 de abril de 2015

TERREMOTO

Expedição no Everest faz contato, afirma que cearense está bem e espera descida

13h18 | 26.04.2015

Em ligação telefônica, o guia do grupo, Garrett Madison, informou que os 15 alpinistas, incluindo o cearense Rosier Alexandre, passam bem, mas estão com pouco mantimentos e sem opção de descida.

rosieer
Rosier Alexandre e o filho Davi Saraiva (ao centro) ao lado de montanhistas no Nepal
Após mais de 24 horas incomunicáveis, os alpinistas da equipe do cearense Rosier Alexandre fizeram contato, novamente por meio de telefone via satélite. O guia da expedição, Garrett Madison, comunicou que todos os 15 montanhistas do grupo que permanecem no Campo 2 passam bem.
"Nós estivemos aqui no Campo 2 resistindo, mas estamos com pouca comida e combustível e nós temos que descer. Não há nenhum caminho ou rota, no momento, pela parede de gelo Khumbu. As equipes que tentaram fazer o caminho pela cascata de gelo, hoje, não tiveram êxito e não será tentado de novo", detalhou Garrett, avaliando que a única maneira de descer, no momento, seria com ajuda de helicóptero.
Garrett diz que a equipe planeja descer para o Campo 1 na segunda-feira (27) e, "com a esperança de bom tempo, voar para o Campo Base para se reunir com os demais membros da expedição”. O montanhista expressou ainda sentimentos pela notícia do falecimento de Eve Girawong, médica que estava no Campo Base quando o mesmo foi atingido, ontem, por uma avalanche.
Expedição é mais uma tentativa do cearense de escalar os 7 maiores cumes
Rosier Alexandre tentava pela segunda vez chegar ao topo o monte Everest. Em abril do ano passado, a expedição foi surpreendida por uma avalanche de proporções catastróficas que matou milhares de pessoas. A nova tentativa foi frustrada após o terremoto que assolou o Nepal na madrugada de sábado (25). Mais de 2.400 pessoas já morreram.
O último contato feito pelo montanhista cearense Rosier Alexandre aconteceu na manhã de sábado, às 7h30. O temor de amigos e familiares pela segurança do grupo aumentou depois danotícia de novos tremores na região. O filho de Rosier, Davi Saraiva, estava no Campo Base quando o mesmo foi atingido por avalanche, matando Eve Girawong. Ele e outros três montanhista foram resgatados e transferidos em segurança para o vilarejo de Gorak Shep.
O grupo de 15 alpinistas em que está Rosier Alexandre continua isolado a 6.400 metros de altitude. Mais de 2 mil pessoas na série de tremores que iniciou na madrugada de sábado no Nepal.
Mapa mostra localização da tragédia que matou 2 mil pessoas no Nepal

Nenhum comentário:

Postar um comentário